Mauá inicia série de protestos contra reajuste de passagens no ABC

Manifestação em Mauá pediu revogação de aumento que entrou em vigor na terça-feira (Foto: Évora Meira)

Mauá foi palco nesta quarta-feira (7) da primeira manifestação contra o reajuste das tarifas de ônibus na região. As passagens subiram de R$ 3 para R$ 3,50 na terça-feira (6). O município foi escolhido para inaugurar a série de protestos no ABC por ter sido o primeiro a se manifestar contra os reajustes em 2013, ano dos grandes movimentos de junho.

Os manifestantes se concentraram por volta das 17h em frente à estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Terminal Central, e cerca de uma hora depois começaram a percorrer vias do Centro, passando pelas avenidas governador Mário Covas Júnior, Barão de Mauá, Capitão João e João Ramalho, além da Praça 22 de Novembro.

Newsletter RD

Durante todo o período de realização do protesto não houve conflitos com guardas civis municipais ou policiais. Mas apesar do clima tranquilo, houve um momento de tensão. Por volta das 16h, quando os participantes do ato começaram a chegar à praça 22 de Novembro, quatro pessoas foram detidas pela GCM (Guarda Civil Municipal). O grupo utilizava spray para escrever em um cartaz apoiado no chão e foi acusado de pichar o patrimônio público. O ato foi observado pelos GCMs através de câmeras de monitoramento. Após prestar esclarecimentos no 1º Distrito Policial de Mauá, os manifestantes foram liberados.

Cronograma de protestos
Três cidades do ABC já têm manifestações contra o reajuste das tarifas agendadas para os próximos dias. Os atos são organizados pelo Comitê Unificado contra o Aumento da Passagem no ABC. Santo André é a próxima da lista: terá protesto no próximo sábado (10), às 14h. Os manifestantes vão se concentrar em frente à estação Santo André da CPTM e depois irão percorrer a rua Coronel Oliveira Lima.

Na próxima quarta-feira (14) será realizado ato em São Bernardo, a partir das 17h, em frente ao terminal da EMTU, no Centro. Na sexta-feira (16) da semana que vem é a vez de Diadema receber protesto, também às 17h, no Terminal Diadema da EMTU.


Manifestantes cruzam faixa de pedestre em frente ao Mauá Plaza Shopping, rumo à avenida Barão de Mauá (Foto: Évora Meira)


Parte rebaixada da avenida Capitão João, em Mauá, tomada por manifestantes (Foto: Évora Meira)


Concentração de manifestantes em frente à estação Mauá da CPTM; Local foi ponto de partida do protesto (Foto: Évora Meira)


Concentração na Praça 22 de Novembro, no centro da cidade (Foto: Évora Meira)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes