Sabina inicia programação de férias na terça

Durante o mês de janeiro, o Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler terá quatro sessões diferenciadas durante os finais de semana.

A programação de férias da Sabina Escola Parque do Conhecimento, de Santo André, começa na próxima terça-feira (6) e segue até dia 1º de fevereiro com muitas atividades para divertir e ensinar a criançada. Entre as novidades estão as oficinas de cinema palito, de fabricação de pipas, de caleidoscópio ou a confecção de um paraquedas como o criado pelo pintor e cientista Leonardo da Vinci. Além disso, os visitantes poderão assistir ao Show de Ciências, com as experiências malucas e curiosidades explicadas pelos monitores, ou ainda aprender a construir brinquedos científicos.

Telescópios

Para os que gostam dos assuntos relacionados ao céu, este ano o Planetário Johannes Keppler – que fica dentro da Sabina – traz uma novidade. Os visitantes poderão observar o sol por telescópios instalados na área externa da Escola Parque. Vale lembrar que essa atividade depende das condições meteorológicas. Também terão oportunidade de ouvir a história de Caê, um garoto muito esperto que faz uma incrível viagem para conhecer os planetas do Sistema Solar. Além disso, os pequenos também vão poder, com auxilio dos monitores do Planetário, construir objetos de Astronomia e Astronáutica, ou participar de jogos pedagógicos para se divertir e aprender. 

Newsletter RD

Durante o mês de janeiro, o Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler terá quatro sessões diferenciadas durante os finais de semana. Aos sábados, o público poderá conferir, às 13h30, a sessão infantil “O segredo do foguete de papelão”, e às 16 horas o filme “ A origem da vida”. No domingo, às 13h30, mais uma opção voltada para as crianças, “O aniversário do Pingo”, e para encerrar o final de semana, às 16 horas, a nova sessão “O Mensageiro de Marte”, produzido totalmente pelo Planetário de Santo André.

O visitante vai poder curtir outras atrações fixas da Sabina, como o Pinguinário, que além dos seus 23 moradores vindos da Patagônia Argentina, tem agora dois filhotes nascidos no início de dezembro, ou a réplica em tamanho natural de um Tyranossauro Rex, o serpentário com três jibóias, aquário marinho com tubarão; o gerador de Van der Graaf, que deixa os cabelos em pé, o simulador dos fenômenos da natureza e muito mais.


Confira a programação:

Cinema Palito

Nesta oficina as crianças montam um “Cinema Palito” que utiliza os princípios da persistência retiniana para criar a ilusão de movimento do stop motion, das animações e do cinema. O cinema palito funciona com a confecção de dois desenhos, um de cada lado de uma folha colada em um palito. Quando o palito é girado, os desenhos colados em folhas opostas se completam, causando a ilusão de movimento. Ao girar o palito as crianças podem ver um pássaro voando, um pinguim dançando, ou o que sua imaginação puder criar.

Não há restrição de idade para esta atividade
Quando: às terças e quintas, às 14h.
Duração: 30 minutos.
Local: no piso superior, próximo à microbiologia.

Confecção de Pipas

Com o auxílio de monitores, as crianças aprendem a confeccionar pipas. Além de aprender os princípios científicos por trás do vôo, também são ensinados os cuidados necessários para a prática desta brincadeira, como os riscos do cerol e da rede elétrica.

Não há restrição de idade para esta atividade.
Quando: às quartas, sextas, sábados e domingos, às 14h.
Duração: 30 minutos.
Local: próximo ao mapa de Santo André, no piso térreo.

Caleidoscópio

Esta invenção, que não se sabe ao certo se pertence ao século XVII ou XVIII, é constituída por três espelhos posicionados em forma de triângulo que reproduzem inúmeras imagens do que estiver no meio deles, formando diversos padrões de cores e formas. Nesta oficina as crianças montam seus próprios caleidoscópios com o auxílio dos monitores.

Não há restrição de idade para esta atividade.
Quando: às terças, quartas e quintas, às 15h30.
Duração: 30 minutos.
Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Paraquedas de Da Vinci

O famoso paraquedas, proposto por Da Vinci em meados do século XV, será confeccionado pelos participantes desta oficina e testado para comprovar a genialidade deste grande personagem da história da humanidade.

Não há restrição de idade para esta atividade.
Quando: às terças, quartas e quintas, às 15h
Duração: 30 minutos.
Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Confecção de brinquedos científicos

Alguns brinquedos científicos dos mais variados tipos (telefone com fio, cata-vento, cromatografia, leis de Newton, pilha de Volta, Telúrio, ioiô de inércia magnética, refração e simetria, colchão de ar, periscópio, bolhas de sabão, lata da energia elástica) serão confeccionados com os participantes desta oficina.

Não há restrição de idade para esta atividade.
Quando: de terça a domingo, às 14h30.
Duração: 30 minutos.
Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Show de Ciências

A equipe de monitores realiza uma apresentação de experiências científicas interessantes e bastante dinâmicas que envolvem experiências de química e física, despertam a curiosidade e o interesse das crianças pelas ciências. Explosões, esmagamentos e muita diversão aguardam as crianças nesta oficina.

Não há restrição de idade para esta a atividade.
Quando: às sextas, sábados e domingos, às 15h.
Duração: 1 hora
Local: no auditório da Sabina.

Reciclagem

A oficina de reciclagem estimula os participantes às mudanças de hábitos e de valores, informando sobre educação ambiental. A conscientização para a questão do respeito pelo meio ambiente e promover o não desperdício são objetivos do projeto.
Nesta oficina, serão confeccionados chocalhos com material reutilizado.

Não há restrição de idade para esta atividade.
Quando: às sextas, sábados e domingos, às 13h30.
Duração: 1 hora.
Local: Laboratório Musical Vitalis

Planetário

Atividades durante a semana

Astrokids

Acompanhadas pelos monitores do Planetário, as crianças participam de atividades de construções de objetos de Astronomia e Astronáutica.

Não há restrição de idade para esta a atividade.
Quando: de terça à sexta-feira, às 16h.
Duração: 1 hora.
Local: no saguão de entrada do Planetário.

Astrolúdica

Monitores do Planetário realizam diversos jogos pedagógicos para as crianças se divertirem e aprender Astronomia e Astronáutica.

Não há restrição de idade para esta a atividade.
Quando: de terça à sexta-feira, às 17h.
Duração: 1 hora.
Local: no saguão de entrada do Planetário.

Contação de história

Sinopse: A Viagem de Caê conta a história de um garoto esperto e curioso que depois de uma aula sobre o Sistema Solar na escola, volta para casa muito empolgado com os planetas.Para sua surpresa e de sua cachorrinha Crespinha, recebem a visita de um foguete muito misterioso que propõe a eles uma vigem inesquecível. Cae e Crespinha partem em uma incrível viagem para conhecer todos os planetas do Sistema Solar e viver a maior aventura de suas vidas.

Não há restrição de idade para esta a atividade.
Quando: às quintas, às 14h.
Duração: 1 hora.
Local: no saguão de entrada do Planetário.

Sol

Utilizando telescópios especiais o público poderá observar o Sol como nunca antes contemplado. Durante as observações serão apresentados conceitos sobre a nossa estrela e o que está sendo observado. As observações estarão sujeitas as condições meteorológicas.

Quando: às sextas, às 14h.
Duração: 1 hora.
Local: área externa do Planetário.

Aos sábados e domingos

O Segredo do foguete de papelão – Sábados, às 13h30 (sessão infantil)

Do criador George Lucas, essa animação produzida para Teatros Digitais é projetada em 360 graus (tecnologia fulldome) e oferece uma experiência única para crianças e toda família.

Sinopse: Três coisas são essenciais para uma viagem fantástica através do Sistema Solar: um foguete de papelão; um livro de Astronomia falante e… uma pitada extra de imaginação! Duas crianças constroem um foguete de papelão, munidos da incrível tecnologia de balões cheios de ar, um computador de bordo construído a partir de uma caixa de sapatos e muita imaginação. Quando eles menos esperam começam uma viagem inesquecível pelo Sistema Solar junto com um livro de astronomia falante.

As origens da vida – Sábados, às 16h (sessão juvenil e adulta)

Numa linguagem simples e atraente, a sessão As Origens da Vida aborda algumas das questões mais profundas da ciência da vida: as origens da vida e a busca humana pela vida fora da Terra.

Iniciando com a teoria do Big Bang, em ordem cronológica, a sessão apresenta questões relativas a origem das moléculas orgânicas na Terra e no Universo, a formação das estrelas, a formação do Sistema Solar, os primeiros indícios de vida na Terra, a extinção dos dinossauros e a existência de vida extraterrestre. Após a busca pela origem da vida, o público irá explorar o céu da noite, procurando nos planetas e nas estrelas visíveis a olho nu, locais que possibilitam abrigar vida.

O aniversário do Pingo – Domingos, às 13h30 (sessão infantil)

Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, que é um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé). Juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.

O mensageiro de Marte – Domingos, às 16h (sessão juvenil e adulta)

Durante séculos, os seres humanos tentaram desvendar os segredos do planeta Marte. Na ficção, na ciência ou na imaginação dos terráqueos, a vida no planeta vermelho é algo possível. A questão é saber que tipo de vida pode existir ou vir a existir em Marte. A observação de Marte e sua laçada quando contemplada no solo terrestre, os diversos nomes que o planeta vermelho recebeu no passado, suas luas Deimos e Phobos, o nascer do Sol observado no solo marciano, as sondas enviadas para Marte e muitos outros fatos são apresentados pelo mensageiro de Marte. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes