População desocupada cresce 5,3% em novembro

A população desocupada cresceu 5,3% em novembro na comparação com igual mês de 2013, um contingente de 60 mil pessoas a mais buscando trabalho sem tê-lo conseguido, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento é o primeiro nesta comparação desde setembro de 2013, quando o avanço foi de 0,2%, também em base anual.

“Isso mostra uma alteração de comportamento que (a população) vinha tendo nos últimos meses. O aumento da população desocupada vem do aumento da procura”, explicou a técnica Adriana Beringuy, da Coordenação de Trabalho e Rendimento do instituto.

Newsletter RD

Já a população inativa, que ao longo de 2014 chamou atenção pelos aumentos expressivos, cresceu 1,6% em relação a novembro do ano passado, mesmo assim um contingente de 304 mil pessoas a mais fora da força de trabalho. Trata-se, segundo o IBGE, do menor avanço neste tipo de comparação anual desde setembro de 2013.

“Inverteu-se a dinâmica da população envolvida no mercado de trabalho. Mas, justamente por ser um comportamento que a gente não vinha identificando na série histórica, temos de aguardar dezembro para saber (se vai continuar)”, disse Adriana.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes