Indústria do ABC volta a demitir em novembro

Apesar da queda, setor metal-mecânico apresentou crescimento. (Foto: Divulgação)

Foi divulgada nesta quinta-feira (18) a última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do ABC neste ano, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, em parceria com o Consórcio Intermunicipal. O levantamento trouxe novas notícias negativas da indústria, que continua a registrar demissões.

De acordo com a PED, a indústria da transformação do ABC eliminou 3 mil postos de trabalho entre outubro e novembro, uma redução de 3 mil empregos. Apesar disso, o setor metal-mecânico registrou crescimento de 1,2% no período, o que significa a criação de 2 mil postos de trabalho.

Newsletter RD

Assim como aconteceu no último levantamento, o setor de Serviços foi o grande destaque, com criação de 9 mil postos de trabalho. O desempenho excepcional dos Serviços é um dos motivos que explicam o fato de o desemprego no ABC subir pouco, apesar das demissões em massa na indústria neste ano.

A taxa de desemprego registrada na região em novembro foi de 10,3%, índice idêntico ao observado na pesquisa de outubro. Em novembro do ano passado, o desemprego no ABC estava em 8,7%, o que quer dizer que no período de um ano o contingente de pessoas sem emprego aumentou em 24 mil pessoas.

Apesar de o emprego se manter estável na região, os dados sobre renda dos trabalhadores preocupam. Entre setembro e outubro caíram os rendimentos médios reais de ocupados (-3,8%) e assalariados (-2,8%). A queda foi observada também em pesquisas anteriores. A principal explicação para o fenômeno é a redução nos empregos da indústria, que paga salários maiores. A diminuição da renda coloca a economia regional em alerta porque menos dinheiro passa a circular no ABC, prejudicando o comércio, por exemplo.

Martírio

Nesta semana a Fundação Seade revelou mais dados que mostram o martírio que a indústria regional tem passado. Entre janeiro e setembro foram demitidos 10.619 trabalhadores do setor no ABC. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes