Almoço com Lula selou eleição de Ferrarezi em São Bernardo

Lula foi convocado por Marinho para intervir na eleição. (Foto: Banco de Dados)

Para evitar surpresas e acalmar a base aliada o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), utilizou a principal arma que podia para eleger seu indicado, José Luiz Ferrarezi (PT), presidente da Câmara. Colocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no circuito e convocou os vereadores para um almoço.

O encontro com Lula e a primeira-dama Marisa aconteceu no sábado que antecedeu a eleição da segunda-feira (15), em uma chácara no bairro Riacho Grande. “Este assunto (eleição) não foi tratado. Falamos de muitas coisas menos isso”, desconversou Marinho.

Newsletter RD

Diante do maior expoente do partido, os vereadores que compõem a base de sustenção do governo aceitaram a indicação de Ferrarezi. Foram convencidos de que, apesar do compromisso de rodízio, quando desta vez o presidente não seria do PT, a melhor saída para o grupo era sim a eleição de Ferrarezi. Sem forças, não tiveram saída para peitar Lula e Marinho juntos.

Além do almoço, Marinho tratou de reunir os vereadores logo cedo na segunda-feira em seu gabinete. Neste encontro, alguns parlamentares ainda tentaram emplacar o nome de Ramon Ramos (PDT), fato rechaçado pelos colegas.

José Luiz Ferrarezi, ex-secretário de Esportes, foi eleito presidente da Câmara para o próximo biênio com 18 votos. Ele venceu o candidato da oposição, Osvaldo Camargo (PPS), que obteve oito votos. Os dois parlamentares do PCdoB – Walter Tavares e Martins Martins se lançaram candidatos com um votando no outro.

Ferrarezi estará na Mesa Diretora junto com os vereadores Mauro Miaguti (DEM), vice-presidente, Ramon Ramos (PDT), primeiro secretário, e Rafael Demarchi (PSD), segundo secretário. A base indicava o nome de Ramon para presidir a Casa. “O importante é que nos mantivemos unidos na eleição”, destacou.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes