Aliados de Pinheiro perdem disputa na Câmara

Bottura derrotou candidato apoiado pelo governo Pinheiro (Foto: Évora Meira)

Apesar de ser um integrante da base governista do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), o vereador Paulo Bottura (Pros) foi eleito com os votos da oposição e sua candidatura foi articulada pelo ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB).

Bottura obteve 11 votos contra 8 da chapa endossada pelo Palácio da Cerâmica, encabeçada por Chico Bento (PP). Além de Bottura, a Mesa terá como vice-presidente Beto Vidosky (PSDB), Magali Pinto (PSD) como primeira secretária e Cidão do Sindicato (SD) como segundo secretário.

Newsletter RD

O terceiro secretário eleito, Severo e Amigos (PSB), que votou na chapa indicada pelo Executivo, renunciou ao posto logo após ser referendado. Com isso, a vaga permanecerá em aberto.

O episódio motivou o vereador Eder Xavier (sem partido) a entrar na justiça pedindo a anulação da eleição pelo fato de a mesa diretora eleita não ter sido indicada completa.

“Nós vamos fazer um trabalho de conciliação. Ninguém aqui é contra o Paulo Pinheiro. Eu continuarei governista”, disse Bottura.

No escuro – A sessão em São Caetano atrasou. Começou por volta das 10h15 e estava sem energia. Tanto que os primeiros movimentos em plenário – como assinatura da ata – foram feitos sob a iluminação de celulares.

Pinheiro – Após a eleição, Pinheiro disse que não perdeu. “Executivo não pode interferir no Legislativo”, disse. Segundo ele, a articulação por enquanto não terá mudanças, mas poderá ter a “depender dos movimentos na Casa”.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes