Mais de 2 mil atletas devem participar de Corrida da Bíblia

A Corrida da Bíblia, que no ano passado teve 1,2 mil participantes, espera superar o sucesso de 2013 e trazer 2 mil corredores para as ruas do munícipio. A atração acontece no dia 14 de dezembro, em Santo André. Com o apoio do RD, a corrida terá sua largada na praça IV Centenário, no Paço, às 8h. As distâncias serão de 10km e 5km, tanto para corrida como caminhada. Essa é uma das principais novidades, já que na primeira edição foram apenas 5km de percurso.

É bom lembrar que qualquer pessoa pode participar, mas os cuidados são essenciais, não só para essa corrida como para a prática do esporte. “Independente da idade, é importante ter a liberação médica, principalmente para quem tem idade avançada”, garante Leonardo Pimenta, coordenador do curso de educação física da Universidade Anhanguera.

Newsletter RD

Segundo Pimenta, a hipertensão é uma doença assintomática, por isso é necessário passar pelo médico. Esse problema de saúde é o mais comum para quem pratica a corrida. “Muitas das pessoas não sabem se tem pressão alta. É um risco começar a correr sem uma avaliação médica”, diz.

A corrida é o esporte que mais cresce nos últimos tempos. Seja ela na rua ou na academia, o esporte supera até mesmo o futebol, modalidade mais praticada no Brasil. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde indica que 33,8% dos brasileiros praticam algum tipo de atividade física regularmente – um aumento de 12,6% nos últimos cinco anos.

O coordenador acredita que é necessário fazer um complemento de fortalecimento muscular na academia para preparar os músculos e articulações para o impacto da corrida. “É recomendável ir pelo menos três vezes na academia para trabalhar a parte muscular”, afirma. Para um iniciante, é possível correr um percurso de aproximadamente 5 km após três ou quatro meses de treinamento.

Mas os corredores que praticam apenas o esporte de final de semana precisam redobrar o cuidado e a atenção. Segundo Leonardo Pimenta, esses atletas são os que correm mais riscos. “Eles bebem, fumam e não têm o preparo físico para fazer atividade. Esse desgaste aumenta a pressão sanguínea”, explica.

Pimenta também apontou os pontos positivos da corrida. “A corrida é uma atividade aeróbia, que traz benefícios para o coração e diminui o colesterol”, conta. Também diz que a corrida é motivacional. “Correr com outras pessoas, contra o tempo, isso estimula”, finaliza.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes