Mauá festeja 60 anos com música, teatro, esportes e inaugurações

Centro de Formação dos Professores é uma das últimas conquistas de Mauá. Foto: Banco de Dados

A cidade de Mauá comemora 60 anos no próximo dia 8 e, para celebrar, a Prefeitura prepara uma grande festa. A agenda inclui música, teatro, gastronomia, atividades esportivas, o resgate da história da cidade e a inauguração de importantes obras.

Parcerias resultaram em vários eventos, como o Projeto Pipoca, o Festival Promessas e o Festival de Clipes e Bandas. Nos dias 6, 7 e 8 o Projeto Pipoca levará aos bairros telas de cinema, que exibirão gratuitamente filmes campeões de bilheteria nacionais. No programa estão os filmes Tainá 3 – A Origem, O Diário de Tati, O Casamento de Romeu e Julieta, Brasil Animado, Cavaleiro Didi e a Princesa Lili, O Palhaço, Amazônia, Deus É Brasileiro e Minha Mãe É uma Peça. O projeto passará pelos bairros Jardim Oratório, Núcleo Cincinato, Jardim Olinda, Jardim Itapeva e Jardim Zaíra.

Newsletter RD

Neste sábado (6), no Estacionamento do Paço a partir das 15h, o Festival Promessas irá reunir os fiéis para cantar e louvar com música gospel de qualidade. Além dos shows de Thalles Roberto, Pamela e Ton Carfi, o evento contará com as participações das atrações locais Vivendo Liberdade, Kensana, Banda Igreja Restauração e Banda Casarão.
No domingo, dia 7, a festa abre espaço para os corredores da cidade. Será realizada a corrida Mauá 60 Anos, a primeira do tipo organizada pelo município. O evento, que tem inscrições gratuitas, contará com a participação de 2,5 mil atletas e terá percurso de 10 quilômetros para corrida e 5 quilômetros para caminhada. A largada será às 8h, no Estacionamento do Paço .

Já o tradicional show de aniversário, marcado para o dia 8 no estacionamento do Paço, neste ano será feito em parceria com uma rádio. Além dos dois grupos vencedores do Clipes e Bandas, a festa contará com as presenças de Marcos & Belutti, Turma do Pagode, Pixote, Art Popular, Sampa Crew, Everton & André e o grande encerramento com apresentação ao vivo de Victor & Leo.

Obras

O município também vai entregar à população importantes obras. No dia 8, com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, serão inauguradas a Residência Terapêutica, na vila Assis, e a UBS do jardim Kennedy, totalmente reformada.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Capuava, importante obra de saúde pública que garantirá o tratamento de 100% do esgoto coletado na cidade, também será inaugurada no dia 8. Através do sistema, Mauá tornará possível a limpeza do rio Tamanduateí, que nasce no município e em breve estará totalmente despoluído. 

Donisete destaca avanços em mobilidade urbana

A gestão Donisete Braga (PT), em Mauá, destaca avanços conquistados em 2014. “Em Mobilidade Urbana, implantamos o sistema de integração ônibus-trem e começamos a reformular o sistema de transporte público com a contratação de uma nova empresa e entrega de 48 novos ônibus até o momento. A Segurança foi fortalecida com novas viaturas e equipamentos e uma central de videomonitoramento”, afirma o prefeito. 

A prioridade do prefeito de Mauá será cumprir as promessas de melhoria na área do Transporte, setor mais vulnerável do governo petista, e que foi um teste de paciência para os usuários em 2014 – os passageiros chegaram a enfrentar três greves de motoristas de ônibus. 

Município é o 20° em PIB no Estado de SP

Mauá é o 20° município paulista em PIB e o 10º em população, com 448 776 habitantes. Mauá está entre as 50 cidades mais populosas de todo o Brasil. Embora existam vários ramos de atividade econômica na cidade, empresas de logística, metalurgia, indústrias químicas e materiais elétricos e de petroquímicos estão em maior número.

Ainda hoje Mauá é lembrada como a “Capital da Louça e da Cerâmica”, devido ao fato de esta atividade ter sido bastante importante para o desenvolvimento do município. Dois polos industriais – Capuava e Sertãozinho- e um grande polo petroquímico, que abriga a Refinaria da Petrobras (Recap) transformaram Mauá em um dos maiores parques manufatureiros do País.

Considerado no passado distrito, os primeiros passos para se tornar município surgiram a partir de 1943, com movimento emancipacionista, liderado por Egmont Fink11, que alegava abandono por parte da Prefeitura de Santo André. Em 22 de novembro de 1953, foi realizado um plebiscito com os moradores locais e a maioria votou pela emancipação, que resultou na lei estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, como decreto pela separação e surgimento do município de Mauá.

A instalação de fato do novo município e administração autônomos se deu a partir de 1º de janeiro de 1954. Os vereadores, no entanto,decidiram por votação na Câmara que a data magna da cidade seria 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da cidade, e Dia da Justiça. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes