Justiça manda médicos de Ribeirão voltarem ao trabalho

Após greve, médicos retornam ao atendimento. (Foto: Tiago Oliveira)

A Prefeitura de Ribeirão Pires conseguiu nesta quinta-feira (27) liminar da Justiça contra o Sindicato dos Médicos de Santo André e Região para que os médicos concursados da rede municipal, em greve, retomem as atividades. A paralisação começou na última segunda-feira (24) e atingiu o Hospital e Maternidade São Lucas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia. Cerca de 70 profissionais cruzaram os braços e passaram a atender somente casos de emergência. 

Explicação da juíza
A decisão da juíza da 3ª Vara Judicial da Comarca de Ribeirão Pires, Isabel Cardoso da Cunha Lopes Enei, levou em consideração documentos entregues pelo Executivo Municipal que demonstram queda no atendimento. Na conclusão da juíza, “há abuso dos grevistas consistente em não garantir atendimento mínimo à população, em desrespeito ao art. 11 da Lei 7783/89”. Se o sindicato desobedecer a determinação, será aplicada multa diária de R$ 20 mil.

Newsletter RD

Perseguição
Servidores efetivos, com ou sem gratificação salarial, estão se sentindo pressionados por pessoas ligadas ao prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides. Segundo funcionários, a pressão por conta do rombo financeiro no caixa da Prefeitura tem levado certos comissionados a extrapolar.

Papel higiênico
Ainda segundo os servidores, a falta de recursos tem prejudicado o trabalho de todas as secretarias, não só a Saúde, onde médicos da UPA estão em greve. Até papel higiênico estaria faltando em vários setores. Se está sem dinheiro, demite os comissionados, cobram os servidores efetivos.

Chioro fica
É dada como certa em Brasília a permanência de Arthur Chioro como ministro da Saúde no segundo mandato de Dilma Rousseff. O ex-secretário de Saúde de São Bernardo deve sobreviver à reforma ministerial que a presidente vai colocar em curso nas próximas semanas. O PMDB chegou a cogitar a possibilidade de reivindicar a vaga, mas já desistiu da ideia.

Miriam Belchior
Entre os integrantes da cúpula do governo Carlos Grana, em Santo André, as opiniões se dividem sobre os impactos da saída de Miriam Belchior (PT) do Ministério do Planejamento. Alguns acham que a cidade perderá, pois a ministra, além de conhecer o município – foi secretária na gestão de Celso Daniel – conhecia os articuladores do Paço e mantinha contato direto com eles. Por outro lado, há quem aposte que, apesar do relacionamento estreito com Miriam, poderão ter bom contato com Nelson Barbosa, sucessor, a partir do próprio prefeito Carlos Grana (PT), que já conhece o novo ministro.


Nelson Barbosa, novo ministro do planejamento

Donisete no cinema
A prefeitura de Mauá anuncia no dia 1º de dezembro a programação oficial de eventos dos 60 anos de emancipação do município. O lançamento oficial das comemorações de aniversário será feito pelo prefeito Donisete Braga no Cine Araújo, no Mauá Plaza Shopping. Entre as diversas atividades previstas estão a entrega de ônibus novos da Suzantur e a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, em Capuava.


Donisete Braga abre as comemorações do aniversário de Mauá

Reclamação
Trabalhadores do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estiveram na Câmara nesta quinta (27) e utilizaram a tribuna para se manifestar contra o serviço de alimentação oferecido pela autarquia. Na ocasião, eles também falaram sobre a necessidade de receber ticket refeição. Foi criada comissão, composta por vereadores, para investigar o caso, sendo que o parlamentar José Montoro Filho, Montorinho (PT), presidirá os trabalhos.

Mackenzie em Mauá
Representantes da Universidade Mackenzie se reuniram com o prefeito de Mauá, Donisete Braga, para instalar faculdade de medicina na cidade, mas esbarra no problema de falta de prédio. A solução encontrada pela instituição de ensino foi firmar parceria com o Colégio Renil, que já tem estrutura quase pronta para o curso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes