Procon lista sites não confiáveis para Black Friday

O Procon criou uma lista de sites não confiáveis no comércio eletrônico brasileiro. O objetivo é auxiliar os consumidores que pretendem ir as compras da Black Friday. No link http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php são listadas dezenas de empresas que, segundo a Fundação, devem ser evitadas.

O Órgão de defesa do consumidor também criou uma ação especial para a data. Até meia-noite desta sexta-feira (28) haverá atendimento às demandas dos consumidores. As reclamações podem ser feitas pelo telefone 151 (somente para a cidade de São Paulo), pelo Atendimento Eletrônico do site do Procon, e pelo Facebook e Twitter do órgão – a hashtag especial #BlackFridaynamiradoProconSP foi criada e os internautas poderão enviar imagens ou o link da página com problema.

Newsletter RD

A equipe de atendimento da Fundação entrará em contato com as empresas em tempo real para tentar solucionar os problemas que forem relatados pelos consumidores.

O órgão de defesa recomenda que os consumidores verifiquem os preços cobrados antes do “grande dia”, e, sites de buscas e páginas das empresas que participarão da ação.

Também é preciso analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas, além de imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

Ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados é essencial.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes