Feriado em datas diferentes desagrada Marinho

Luiz Marinho não concorda com cidades do ABC. Foto: Évora Meira

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), presidente do Consórcio Intermunicipal, não gostou nada de ver que o feriado ocorreu em dias diferentes nas cidades do ABC. Segundo ele, o combinado era para que todos os sete municípios mudassem a data comemorativa para sexta (21), o que na prática só ocorreu em São Bernardo.

Tema esquecido
Segundo informações de bastidores, o texto que prevê mudança no estatuto do Consórcio, possibilitando a reeleição do presidente da entidade por tempo indeterminado, só será apreciado nas Câmaras mais adiante. Como a mudança só valerá a partir de 2017, ninguém tem pressa na discussão.

Newsletter RD

Sucessão
Com a recusa de Marinho sobre o terceiro mandato, já iniciaram as consultas e conversas para tratar da sucessão na entidade. A reunião que decidirá o assunto ocorrerá em janeiro, mas o objetivo é já chegar lá com algo acordado. Hoje, o nome que mais aglutina é o do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB).

Mudança criticada
A mudança do feriado promovida em São Bernardo não agradou movimentos de esquerda, que viram na alteração uma ofensa ao significado do Dia da Consciência Negra. O feriado não cai em 20 de novembro por acaso. Foi nessa data que, em 1695, foi morto Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e até hoje símbolo da luta da comunidade negra. Em protesto, professores da cidade realizaram no último dia 20 ato em frente à Igreja Santa Filomena.

Bichos escrotos
Considerando o relato dos médicos de Ribeirão Pires que estão em greve, ratos e baratas convivem com pacientes no Hospital São Lucas. Bem que a trilha sonora da greve que ocorre na cidade poderia ser Bichos Escrotos, do Titãs: “Baratas, me deixem ver suas patas. Ratos, entrem nos sapatos”, diz a clássica música dos anos 80.

Breja
As maiores cervejarias do país estarão em São Bernardo nesta quarta-feira (26) para lançar projeto com objetivo de inibir o consumo de álcool por menores de idade. A iniciativa tem apoio da prefeitura de São Bernardo. O evento de lançamento ocorre no salão Nobre do Paço, com a presença do prefeito Luiz Marinho (PT).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes