Movimento do comércio cresce em outubro, diz a Boa Vista

O movimento no comércio brasileiro cresceu 0,2% em outubro de 2014, em relação a setembro, e subiu 3,5% na comparação com outubro do ano passado. A alta foi percebida pelo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que considera a quantidade de consultas à base de dados por empresas do setor varejista. No acumulado de 12 meses encerrados em outubro, o indicador subiu 4,8% quando comparado ao mesmo período de 2013.

Na avaliação dos especialistas da Boa Vista SCPC, a evolução do varejo é “modesta” neste ano, especialmente quando se observa a variação no período de 12 meses. O desempenho de outubro mantém-se em consonância à projeção de crescimento de 3,5% em 2014.

Newsletter RD

No longo prazo, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” é o que mais contribui para a evolução do indicador. Nos 12 meses encerrados em outubro, houve elevação de 7,8%. No mês, o setor apresentou alta de 0,7%, descontados efeitos sazonais. A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” caiu 0,2% em outubro, na série dessazonalizada. Com isso, a variação acumulada em 12 meses cresceu apenas 2,3%.

O segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,9% na variação mensal dos dados com ajuste sazonal. O setor apresentou alta de 6,9% na avaliação de longo prazo nos 12 meses encerrados em outubro. Por fim, a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” apresentou alta de 1,3% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Houve aceleração nos 12 meses acumulados, ficando em 5%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes