Câmara não é penduricalho do Executivo, diz Donizeti Pereira

A administração precisa estar mais preocupada em fazer uma boa gestão do que tentar conduzir o processo de sucessão, diz Donizeti.

Os vereadores de Santo André vão escolher no dia 4 de dezembro a nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2015-2016. O atual presidente do Legislativo, Donizeti Pereira (PV), vai se despedir do comando da Casa.

Em entrevista ao RDtv, Donizeti fez balanço positivo da relação entre Câmara e Executivo durante sua gestão. No entanto, em meio à discussão sobre quem será seu sucessor, o parlamentar reitera o discurso de “independência” da Casa.

Newsletter RD

“O presidente tem que exercer seu mandato de forma independente, e tenho certeza que eu consegui”, avalia o parlamentar. “O poder Legislativo não é um penduricalho do poder Executivo. Os vereadores terão o bom senso de escolher o que é o melhor para a Câmara. E o melhor para a Câmara será o melhor para a cidade”.

Sucessão

A votação do dia 4 de dezembro vai definir quem estará no comando do Legislativo andreense em meio à disputa eleitoral de 2016. Por isso, a gestão Grana considera estratégico emplacar um presidente governista na Câmara – apesar de o prefeito oficialmente corroborar o discurso de independência pregado por Donizeti.

Para o presidente da Câmara, a administração municipal precisa estar mais preocupada em fazer uma boa gestão do que tentar conduzir o processo de sucessão no Legislativo. “O que tem influência na sucessão de 2016 é a forma como a cidade é administrada. O prefeito pode fazer dez presidentes de Câmara. Se não fizer um bom mandato, corre o risco de a população não dar o direito de se reeleger”, afirma Donizeti Pereira.

Ainda não está definido quem será o candidato governista à sucessão de Donizeti. O PT pode, inclusive, até abrir mão de candidatura própria a favor de um nome da base aliada.

Perfil

Eleito em 2012 para o quarto mandato como vereador, Donizeti Pereira foi escolhido há dois anos presidente da Câmara de Santo André derrotando o então candidato governista José Montoro Filho, o Montorinho (PT).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes