Cientistas só agora descobrem como repelente funciona

O DEET é um composto artificial cuja eficiência como repelente foi encontrada pelo método de tentativa e erro.

Um estudo liderado por um cientista brasileiro na Universidade da Califórnia, em Davis (Estados Unidos), poderá abrir caminho para a descoberta de novos repelentes de insetos, mais eficientes e baratos, para substituir o principal composto que tem sido utilizado para esse fim nas últimas seis décadas.

Hoje, a maior parte dos inseticidas comerciais utilizados no mundo tem como base o composto DEET, desenvolvido em 1946 pelo exército americano e registrado para uso em 1957. Embora os efeitos do composto sejam bem conhecidos desde então, até agora a ciência não sabia sobre seu mecanismo de ação nos mosquitos.

Newsletter RD

No novo estudo, publicado na revista PNAS, os pesquisadores do laboratório dirigido pelo cientista Walter Leal localizaram pela primeira vez o exato receptor olfativo dos mosquitos que os repele na presença do DEET.

Segundo Leal, radicado há 14 anos nos EUA, isso deverá acelerar a descoberta de novos repelentes. “Para buscar novos compostos repelentes é preciso desenhar uma molécula e depois fazer uma longa série de testes demorados e caros. Agora que descobrimos onde o DEET age, basta desenhar a molécula e testá-la nesse receptor específico. Se não funcionar, não se perde mais tempo nem dinheiro. Isso deverá acelerar muito o processo”, afirmou.

Em 2008, segundo Leal, o grupo de pesquisadores deu o primeiro passo para a descoberta, ao encontrar a célula nervosa que responde ao DEET. “Antes havia hipóteses de que o repelente funcionava ao interagir com outras moléculas, ou bloqueando o olfato do inseto. Mas nada era fundamentado. Ao descobrir o nervo, a questão passou a ser qual é o receptor.”

O estudo avançou quando os cientistas desistiram de clonar uma a uma as proteínas do nervo e fizeram o transcriptoma do animal – uma análise geral de todos os genes e processos que atuam em um organismo ou tecido em particular.

“Comparamos a antena olfativa do inseto à sua pata. Com esse termo de comparação, encontramos na antena mais de 100 receptores específicos do olfato. Analisamos cada um deles e descobrimos um que funciona para o DEET e todos os outros repelentes comercializados.”

Base natural

O DEET, segundo Leal, é um composto artificial cuja eficiência como repelente foi encontrada pelo método de tentativa e erro. Mas os pesquisadores suspeitavam que ele é eficaz porque imita algum produto natural. “Fomos procurar na natureza as moléculas que são atendidas pelo receptor do DEET. Descobrimos que o metil-jasmonato – composto que certas plantas produzem quando estão em situação de estresse – encaixa perfeitamente no receptor”, disse.

Os cientistas testaram o metil-jasmonato como repelente e comprovaram seu funcionamento. “Isso significa que há uma possibilidade muito grande de que o DEET, embora identificado ao acaso, imite um produto natural”, afirmou. Essa descoberta, segundo Leal, facilitará a produção de repelentes mais eficazes com base em moléculas naturais.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.