Campanha quer vacinar mais de 140 mil crianças no ABC

Atendimento será reforçado na região neste sábado (Foto: Camila Domingues/ Arquivo Palácio Piratini)

As prefeituras da região se preparam para o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra Paralisia Infantil e Sarampo, no próximo sábado (8). De acordo com as administrações municipais, a meta é vacinar mais de 140 mil crianças nas sete cidades do ABC.

A campanha vai até o dia 28 de novembro, mas a ideia é promover neste sábado o dia D da mobilização, com reforço no atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Newsletter RD

Santo André
Em Santo André, 31 unidades de saúde estarão de portas abertas ao público no dia 8. Nesse dia, serão aplicadas todas as vacinas do calendário básico necessárias para atualização da carteira. A estimativa da secretaria de Saúde andreense é que 37.046 crianças sejam vacinadas contra pólio e 34.763 contra o sarampo.

Durante a campanha, a imunização ocorrerá em 31 unidades básicas de saúde – no total, são 33, mas duas estão em reforma. Os locais de vacinação vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A abertura da campanha será na Unidade de Saúde Utinga neste sábado, localizada na Alameda México.

São Bernardo
De acordo com a secretaria da Saúde de São Bernardo, a meta para a campanha de vacinação contra a poliomielite é imunizar 44.181 crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade – o que corresponde a 95% do total de 46.507 mil crianças nessa faixa etária.

Quanto à vacinação contra o sarampo, a meta é imunizar 38.986 mil crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos – o que corresponde a 95% do total de 41.038 mil crianças nessa faixa etária.

No próximo sábado, todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de 13 postos volantes irão disponibilizar as vacinas contra a pólio e o sarampo. A campanha segue até o dia 28 de novembro apenas nas UBSs, sendo que no dia 22, sábado, essas unidades estarão abertas novamente, das 8h às 17 h, apenas para a campanha de vacinação.

Diadema
Em Diadema, a campanha será realizada em 19 UBSs. A aplicação da vacina será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção dos dias 20 e 21 de novembro – devido ao feriado municipal do Dia da Consciência Negra.

A meta é vacinar 95% das crianças entre um e quatro anos de idade, o que corresponde a cerca de 26.600 crianças. Em 2013, Diadema imunizou 95,04% desse público contra a poliomielite. Já contra o sarampo, foram vacinadas mais de 100% do público alvo (além de vacinar as crianças do município, também foram atendidas as de outras localidades).

Mauá
A meta de vacinação contra a poliomielite em Mauá (de 6 meses e menos de 5 anos de idade) é de 24.648 crianças. Já para a vacina contra o Sarampo a meta é vacinar 21.857 crianças de 1 até 5 anos. Neste sábado, o atendimento das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será reforçado com mais seis postos fixos em escolas estaduais e municipais e também dois postos volantes que percorrerão o Jardim Zaíra e Vila Magini.

De acordo com a prefeitura, um contingente de cerca de 500 pessoas será mobilizado para o atendimento no Dia D da campanha, neste sábado (8). A secretaria da Saúde de Mauá ressalta que é fundamental “que os pais levem seus filhos para vacinar logo no primeiro dia, pois quanto maior o número de doses aplicadas, maior é a barreira imunológica criada”.

Ribeirão Pires
De acordo com a prefeitura de Ribeirão Pires, no período da campanha as doses da vacina serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde da atenção básica, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, exceto UBS do Centro, que funciona das 8h às 17h.

Nos dias 8 e 22 de novembro, além das Unidades de Saúde, serão aplicadas doses das vacinas em 10 outros pontos espalhados pela cidade: escolas municipais Professora Neusa Luz Sanches (Vila Suissa), Yoshihiko Narita (Santa Luzia), Angelina Denadai Bertoldo (Colônia) e Prof. Antonio Lacerda Bacellar (Jd. Serrano); na Cooperativa de Consumo – Coop; Habib´s; postos volantes que percorrerão vias de Ouro Fino, Pedreira, Vila Rica e Jd. Mirante.

Em Ribeirão Pires, há 1.333 crianças com menos de 01 ano e 5.542 crianças com idade entre 01 ano a menores de 05 anos. A meta é imunizar 95% destas populações.

Rio Grande da Serra
A meta em Rio Grande da Serra é imunizar 95% da população estimada para pólio (3.111 crianças) e sarampo (2.700 crianças).

Procurada pelo RD, a prefeitura de São Caetano não se pronunciou sobre a campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes