Santo André lança aplicativo que informa horários de ônibus

Município registra 5 milhões de viagens por mês. Foto: Évora Meira

O município de Santo André, em parceria com as empresas de ônibus que atuam na cidade e a empresa especializada em mobilidade urbana, Cittati, lançou nesta quinta (30), o aplicativo de celular CittaMobi. O dispositivo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e Apple e auxiliará os usuários. Santo André registra mais de cinco milhões de viagens por mês.

Com o investimento em tecnologia e ao colocar GPSs em todos os ônibus do município, a chegada do aplicativo que interliga o sistema era esperada. O aplicativo mostra todos os pontos mais próximos da localização do usuário, as linhas que atendem aquele ponto, o tempo em que os veículos chegarão ao ponto e o tempo de viagem até o destino escolhido. As 48 linhas e os 1.867 pontos de ônibus da cidade estão interligadas e alimentando o sistema em tempo real.

Newsletter RD

Santo André é a terceira cidade da região a adotar o sistema. São Caetano e Diadema apresentaram o aplicativo há alguns meses. Segundo o secretário de Mobilidade, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, a demora de aproximadamente 60 dias se deu por Santo André ter alguns pontos em que o sinal do GPS não era reconhecido. “Ficaríamos com uma sombra naquele local, e não queríamos lançar o aplicativo sem atender a todos”, explica.

Segundo o responsável pela pasta, desde que assumiram a cidade, o investimento da prefeitura não foi baseado em aumentar a capacidade viária do município, mas sim investir em tecnologia que melhorasse a estrutura do transporte público no município. “A ideia é atrair os usuários para o transporte público, com mais estrutura e planejamento”, ressalta Paulinho Serra.

O município de Santo André é a 11ª cidade a implementar o sistema CittaMobi no Brasil. Segundo o Diretor Comercial da Cittati, Paulo Fraga, o número de downloads do aplicativo ultrapassou 300 mil.

Por enquanto, o aplicativo ainda se chama CittaMobi. Assim como em Diadema, Santo André colocará nome no sistema, mas quem irá escolher é a população. Através da página do facebook da Cittati ou da Prefeitura, é possível sugerir nomes que, posteriormente, entrarão em votação.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes