80 mil devem visitar cemitérios de Santo André

Serviços de limpeza e pequenas obras foram realizadas. Foto: Évora Meira

As cidades do ABC se preparam para o feriado do dia de Finados, comemorado neste domingo (02/11). As Prefeituras realizaram serviços de pintura de guias e sarjetas, varrição, além de manutenção de jardinagem, paisagismo e higienização. Em Santo André, 80 mil pessoas devem passar pelos cinco cemitérios públicos do município.

Uma força-tarefa entre diversas secretarias de Santo André realizou manutenção nos cemitérios Cristo Redentor (Vila Pires), da Saudade (Vila Assunção), Sagrado Coração de Jesus (Camilópolis), Nossa Senhora do Carmo (Curuçá) e Bom Jesus de Paranapiacaba. Para o superintendente do Serviço Funerário Municipal, José Antônio Ferreira, os preparativos são intensificados à rotina de manutenção e conservação. “Estamos desenvolvendo serviços qualitativos dos espaços públicos para que os quase 80 mil visitantes que comparecem na data de Finados, sejam bem recepcionados”, pontuou.

Newsletter RD

A Guarda Civil Municipal da cidade aumentará seu efetivo dentro e fora dos cemitérios. “A Craisa também fiscalizará o comércio de ambulantes e com o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), que além de fiscalizar, irá orientar o trânsito em todo entorno dos cemitérios”, concluiu Ferreira.

Em São Caetano são três cemitérios que a cidade possui. Para o dia, também haverá a colaboração da Secretaria Municipal de Segurança com viaturas e da Secretaria de Mobilidade Urbana para auxiliar na organização do trânsito.

Durante todo esse período, a prefeitura efetuou serviços de podas de árvores, pinturas de sarjetas e muros, higienização, corte de matos e varrição.

Ribeirão Pires possui apenas um cemitério, localizado na avenida Francisco Monteiro, s/n, e que estará aberto das 8h às 17h. O munícipio preparou uma agenda religiosa para o dia com quatro missas: a primeira terá início às 8h e as outras às 10h, 14h e 16h. Já a cerimônia evangélica será em dois horários, às 9h e às 11h.

Em São Bernardo são quatro cemitérios: Bairro dos Casa, Baeta Neves, Paulicéia e Vila Euclides. Todos receberam serviços de pintura em muros, dependências internas, guias e sarjetas. Foi feita também a poda de árvores e outras demandas necessárias para cada cemitério.

Mauá conta com dois cemitérios na cidade. São eles o do Jardim Santa Lídia e na Vila Vitória. O munícipio também realizou obras e a Prefeitura informou que neste domingo (2) os ônibus que circulam próximos dos cemitérios terão programação especial. Os veículos contarão com placas indicativas.

Floristas reclamam de mercados e crise hídrica

O comércio de flores parece ter pouco a comemorar neste feriado de Finados. O que seria uma das melhores datas comerciais do setor, pode virar prejuízo. Tudo porque floristas reclamam que supermercados passaram a vender flores e arranjos, o que afetou sensivelmente as lojas de rua próximas a cemitérios.

“Acho que não poderia comercializar quem não tem CNPJ para isso. Eles compram em montante e com isso sai bem mais barato. Não conseguimos competir”, garante a florista Maria Aparecida Francomano. A comerciante ainda aponta a crise hídrica como um dos problemas para as flores ficarem bonitas e chamarem a atenção dos clientes. “O clima não ajuda. Está muito seco e temos muita perda”, ressalta.

“Além disso, o pessoal não cuida dos túmulos como cuidavam no passado”, acredita Margarete Carmem Molim. A dona da floricultura Margarete Flores também espera chuva, pois se não a situação pode piorar. “Se não melhorar, as flores vão aumentar de preço”, comenta. Maria Leonora já percebeu que o lucro tem de ser bem menor para continuar a trabalhar com flores. Ela acredita que o importante é trabalhar, e lembra o que mais prejudica seu serviço. “Os supermercados vão acabar com a gente”, conta a proprietária da Mariazinha Flores.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes