Alex Manente tem nome cotado para ser secretário de Estado

Manente teve expressiva votação e ganhou espaço dentro do PPS. Foto: Divulgação

Deputado federal eleito com a maior votação no ABC, Alex Manente (PPS) pode integrar o secretariado do governador Geraldo Alckmin a partir de 2015. O partido de Manente faz parte da base aliada do Palácio dos Bandeirantes e terá mantido o espaço no primeiro escalão paulista.

Atualmente, os populares-socialistas comandam a secretaria de Gestão, responsável, entre outras ações, pela implantação das unidades do Poupatempo. Ao que tudo indica, a sigla deverá ser mantida na dianteira da secretaria.

Newsletter RD

Vários itens credenciariam a nomeação de Alex. Além da expressiva votação, ele é hoje o presidente estadual do partido, ou seja, passa por ele qualquer definição sobre rumos da legenda. Outro item que contaria a favor seria o fato de a indicação de Alex, contribuir para o retorno de Roberto Freire à Câmara Federal.

Freire, que preside o PPS no país, é o quarto suplente na coligação paulista. Segundo informações, Alckmin deverá atrair outros nomes que foram eleitos deputados para o seu secretariado. A coligação foi formada por PSDB, DEM e PPS. Com as nomeações, o tucano “puxaria” Freire de volta ao plenário em Brasília. “Isso não foi discutido”, rechaça Alex Manente. O próprio governador disse que só falará sobre o assunto na reta final do mandato neste ano.

Deputado é de novo cotado

No início do ano, em fevereiro, Alex já teve o nome cotado para assumir o posto. Porém, na ocasião, depois de conversas com o governador e com o grupo político, Alex preferiu não aceitar a possibilidade, pois estava focado na empreitada eleitoral na busca por uma cadeira em Brasília.

A indicação de Alex para o primeiro escalão de Alckmin poderia suscitar uma queda de braço com o grupo do PSDB liderado pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB). Ele foi reeleito como o parlamentar mais votado na região, sendo o terceiro mais lembrado em todo estado. Internamente nas fileiras do partido, Orlando ganhou musculatura, o que o credenciaria a pleitos internos maiores.

Ao longo deste mandato de Geraldo Alckmin, o ABC teve apenas uma cadeira no secretariado. O ex-prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), assumiu o posto de secretário de Esportes. Porém, com a possibilidade de deixar o reduto petebista, ele poderá perder a indicação, que está nas mãos do PTB, do deputado Campos Machado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes