Dia Mundial da Poupança é nesta sexta

Jaime Basso: sempre motivamos nosso associado a poupar. (Foto: Évora Meira)

Criado no Congresso Internacional de Economia, realizado na Itália em 1924, o Dia Mundial da Poupança é celebrado em 31 de outubro. A data foi instituída no Brasil em 1933, mas ainda são poucas as empresas que realizam ações de conscientização.

O Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP é uma delas. As unidades de atendimento estão desenvolvendo atividades nesse mês de outubro para motivar os associados e a comunidade em geral a pouparem. São palestras, apresentações teatrais, encontros com a comunidade, distribuição gratuita de cofrinhos (Poupedi), entre outras iniciativas.

Newsletter RD

O Dia Mundial da Poupança reforça a importância de guardar dinheiro em dias de consumo intenso, devido ao lançamento – quase diário – de novidades que incentivam a população a gastar. De acordo com levantamento realizado pela Federação Nacional da Previdência e Vida (FenaPrevi), 68% da população brasileira não reserva dinheiro para projetos pessoais ou situação de emergência.

Isso, segundo o presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Jaime Basso, demonstra um potencial enorme de crescimento da poupança – uma das soluções oferecidas aos associados. “Esse é um tema muito importante e estamos sempre motivando nossos associados a poupar”, destaca.

Para ele, a poupança é uma aplicação simples, segura, com rendimento assegurado e várias vantagens. Entre elas, a isenção de Imposto de Renda e IOF (para pessoa física) e a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) – para depósitos de até R$ 250 mil por CPF. A modalidade também permite aplicações de pequenas quantias e os depósitos e saques podem ser feitos em qualquer dia do mês. Nos saques, o sistema calcula o resgate da data em que há maior ganho para o poupador. Além disso, os recursos captados são reinvestidos nas comunidades nas quais o Sicredi está presente e fomentam o desenvolvimento da economia local.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes