No divã, PT de Mauá tenta reverter derrota de Dilma

Saldo foi negativo para o PT em Mauá: Dilma perdeu no 1º turno e candidatos do governo não se elegeram

O PT de Mauá chega neste domingo (26) dividido entre o esforço para eleger Dilma Rousseff e o trabalho de juntar os cacos após o desempenho ruim do partido na cidade no 1º turno da eleição.

Considerado um dos municípios mais “petistas” do ABC, Mauá não fez jus à fama no dia 5 de outubro. Pela primeira vez em décadas o candidato do PT à Presidência perdeu a disputa [veja números abaixo]. Quem teve mais votos foi Marina Silva (PSB). 

Newsletter RD

Além disso, os candidatos apoiados pelo governo Donisete Braga ficaram longe de ganhar. Hélcio Silva (PT), candidato a deputado federal, viu seu desempenho cair em relação ao pleito de 2010. Ele teve 43.872 votos em 2014, cerca de 21 mil a menos do que há quatro anos.

Paulo Eugênio (PT), que tentava uma vaga na Assembleia Legislativa, teve 51.437 votos.

No divã
Em entrevista ao RD, o prefeito Donisete Braga disse que o partido ainda não chegou a uma conclusão do que deu errado com as candidaturas a deputado apoiadas pelo governo.

“Quando você tem uma vitória você não consegue fazer uma avaliação, porque todo mundo acertou. Não fizemos essa avaliação [da derrota] ainda no PT. Faremos depois do processo eleitoral para ver o que aconteceu”, afirma.

Na avaliação de Donisete, a conjuntura foi desfavorável ao Partido dos Trabalhadores em praticamente todo o território paulista. “Aconteceu um processo não só em Mauá, mas em todo o Estado e na região do ABC. Seguramente o PT teve uma diminuição de votos em relação ao último processo”, reconhece.

Nos bastidores, integrantes do governo creditam a baixa votação do PT em Mauá a uma avaliação negativa da gestão Donisete, detectada por meio de pesquisas internas. Um dos assuntos que mais causou desgaste ao prefeito foi a área de transportes, marcada por uma instabilidade capaz de tirar o humor de qualquer usuário de ônibus nos últimos meses.

“Nós vivenciamos o processo do transporte coletivo. Só agora nós conseguimos viabilizar. Ainda há uma queixa muito pesada a respeito do transporte coletivo”, reconhece o prefeito de Mauá. “Agora eu não sei até que ponto o transporte foi o assunto que provocou a não eleição do Paulo e a não reeleição do Hélcio”.

Sobre a eleição do próximo domingo, Donisete está otimista. “No primeiro turno foi uma eleição e no segundo turno é uma eleição completamente distinta […] “Mauá é uma cidade petista”.

Município vermelho
A fama de cidade “petista” é baseada nos desempenho positivo que o PT registrou nos últimos anos em Mauá.

Os candidatos a presidente da República petistas sempre ganharam na cidade. Lula venceu no município em todas as vezes que se candidatou, desde a década de 80. Sem falar no fato de o PT ter vencido quatro eleições para prefeito nos últimos 17 anos.

Além disso, Mauá conta com o maior número de filiados ao PT na região: mais de 10 mil.

___________________________________________________________________________________

DESEMPENHO DOS PRESIDENCIÁVEIS EM MAUÁ NO 1º TURNO
Marina Silva (PSB): 36,54%
Dilma Rousseff (PT): 30,94%
Aécio Neves (PSDB): 27,19%

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes