Shoppings devem abrir 1,2 mil vagas temporárias

Izabella foi contratada como temporária em duas datas comerciais e depois efetivada. Foto: Évora Meira

O período de fim de ano, além de interessante aos lojistas, é a oportunidade de emprego para quem está fora do mercado de trabalho. Com a preparação intensa por conta do Natal, os shoppings da região se preparam para a contratação de mais de 1,2 mil vagas temporárias.

Quem procura vaga de trabalho temporário em 2014 deve ficar atento, pois a maioria das contratações deve acontecer em outubro (37%) e novembro (38%). Os dados são da pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Newsletter RD

Na época, a maior oferta é para vendedor e balconista (46%), caixa (28%), garçom (24%), estoquista e repositor (15%), auxiliar de limpeza (10%) e ajudante de cozinha (6%). A remuneração média do trabalhador temporário em 2014 deve ser de R$ 935 e em 35% das contratações, além do pagamento de bônus por meio de comissões.

Ser dinâmico, comprometido, saber trabalhar em equipe e ser comunicativo são as principais características desejáveis para o profissional buscado pelos comerciantes. Outra característica curiosa é que o público feminino tem mais oportunidades nos empregos temporários: 44% dos empresários entrevistados preferem mulheres, principalmente o comércio (46%).

Para completar o perfil, 60% dos empresários buscam profissionais com até 34 anos de idade e para 89% dos recrutadores, ter o ensino médio completo ou incompleto é o suficiente para se ocupar o posto, mesmo que o candidato não tenha curso extracurricular na área pretendida.

Ofertas
Segundo Mauro Luiz de Campos Cardoso, presidente da Associação dos Lojistas do São Bernardo Plaza Shopping, a expectativa é de aumento em 20% do atual número de funcionários do shopping. Segundo a Associação dos Lojistas, seriam em média 240 vagas a mais. Para Cardoso, as lojas âncora, geralmente por já terem maior número de funcionários, oferecem mais vagas, além do setor de alimentação.

No Shopping Metrópole, em São Bernardo, são cerca de 450 oportunidades de empregos temporários para este fim de ano. A maioria das vagas é para vendedores, operadores de caixa e estoquistas, e com possibilidade de efetivação. Os interessados devem contatar as lojas que estiverem com sinalização na vitrine ou deixar o currículo na recepção da Administração.

No ParkShoppingSãoCaetano, o processo seletivo para as vagas temporárias é realizado diretamente nos estabelecimentos. Cada loja possui uma política de seleção e define o número de vagas disponíveis para o período. Vale ressaltar que o shopping disponibiliza um painel de vagas onde os lojistas podem afixar as oportunidades. Os avisos estão no piso L3 – Administração. Depois é se dirigir às lojas ou entrar no site www.parkshoppingsaocaetano.com.br.

No Golden Square Shopping, em São Bernardo, além da chegada de novas lojas em novembro e dezembro, o shopping projeta a abertura de 150 vagas no mix já em funcionamento.

Modalidade é caminho para ganhar emprego

Para quem está desempregado, atuar como temporário é uma boa oportunidade para conquistar vaga definitiva. Entre as dicas estão comprometimento e organização. Quem seguiu à risca comemora a efetivação. É o caso de Izabella Nascimento, responsável pele loja Imaginarium, em Santo André, que trabalhou como temporária no Natal de 2013 e no Dia dos Namorados deste ano, e agora festeja a conquista da vaga efetiva. “Ser extra é um escape, uma grana fácil, mas estou feliz que consegui ser efetivada”, conta. “Não tinha ideia de que iria crescer”, comemora.

A operadora de caixa da loja Overboard do Shopping ABC, em Santo André, Carolina Lie Carvalho Leite, está no caminho. “Na empresa onde eu trabalho, já avisaram que outros sete temporários serão contratados a partir de novembro”, afirma.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes