Petistas tentam conquistar votos para Dilma em SP

De olho nos eleitores do maior colégio eleitoral do País, tucanos e petistas intensificaram o número de atos em São Paulo nesta última semana de campanha. Enquanto os aliados de Aécio Neves (PSDB) trabalham para ampliar a vantagem que o candidato teve sobre a presidente Dilma Rousseff (PT), os petistas tentam se recuperar de uma derrota histórica no Estado para obter, pelo menos, um índice de votação parecido com o que a sigla registrou em outros pleitos.

No 1.º turno, Aécio ficou com 44,2% dos votos válidos em São Paulo, Dilma com 25,8% e a candidata do PSB, Marina Silva, com 25,1%. Na eleição de 2010, a petista havia obtido 37,31% dos votos no Estado na primeira fase.

Newsletter RD

Na avaliação de dirigentes do partido, Dilma foi prejudicada pela candidatura de Marina, que conseguiu votações expressivas em redutos tradicionalmente petistas, como a periferia da capital e cidades da região metropolitana, especialmente em São Bernardo, Osasco e Guarulhos, locais administrados pelo PT.

Diante dessa realidade, a legenda armou uma estratégia para reconquistar o voto nessas regiões que consistiu em apostar numa campanha à moda antiga, focada no corpo a corpo e no convencimento dos eleitores.

Militantes da sigla foram orientados a ir para as ruas com um discurso afinado em defesa dos 12 anos de governo do PT. “A gente não pediu para ninguém mentir, só comparar a nossa gestão com os oito anos do governo tucano (do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso), disse o secretário de Comunicação do PT-SP, Aparecido Soares de Lima, o Cidão.

Nesta quarta-feira, 22, a reportagem acompanhou três militantes petistas em campanha por Heliópolis, na zona sul, um dos bairros mais pobres da capital paulista. Munidos de bandeiras, adesivos e panfletos, caminharam pelas ruas por cerca de duas horas, cantando jingles do PT e perguntando às pessoas em quem elas iriam votar. Quando se deparavam com um eleitor tucano, desfiavam um rosário de como o País avançou nos últimos anos.

Raimundo Bonfim, que coordena a Central de Movimentos Populares da sigla, tem esse discurso na ponta da língua. Segundo ele, é preciso mostrar que o governo teve um papel importante na melhoria da vida das pessoas.

O militante cita como exemplo a baixa taxa de desemprego e programas que viraram vitrines da gestão petista, como o ProUni, que facilita o acesso das pessoas mais pobres ao ensino superior. “Aqui em Heliópolis hoje tem um monte de gente que é analfabeta, mas que tem todos os filhos na universidade”, afirmou.

Bonfim admite, porém, que essa tem sido a campanha mais difícil para o PT desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao poder, em 2002, e acredita que boa parte dessa dificuldade se deve às denúncias de corrupção que atingiram o partido nos últimos anos.

Apesar disso, dirigentes da sigla avaliam que, diante do cenário de polarização do 2.º turno e da real chance de o PSDB voltar à Presidência, muitos petistas que estavam “desgostosos” com o partido voltaram a fazer campanha no Estado.

Um exemplo desse fenômeno teria sido o ato realizado na noite da última segunda-feira, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca). Dentro do teatro, artistas e intelectuais declararam seu apoio a Dilma e, do lado de fora, milhares de pessoas acompanharam o evento mesmo sob uma chuva que insistia em cair.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes