Estação de Tratamento de Água atrai dois consórcios

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) recebeu na última sexta-feira (17) os envelopes das empresas interessadas em participar da licitação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA).

Dois consórcios demonstraram interesse no certame. O vencedor da licitação ficará responsável por construir a ETA, que vai funcionar no Recreio da Borda do Campo.

Newsletter RD

O próximo passo da concorrência é analisar os documentos e avaliar se os consórcios cumpriram todas as exigências que constam no edital. Depois da análise, o Semasa vai decidir se habilita ou não as concorrentes a seguir no certame.

“A expectativa do Semasa é, até o dia 31/10, realizar a análise dos documentos (que definirá se as empresas são habilitadas) para então fixar a data de abertura dos envelopes com o valores propostos pelos consórcios”, explica a autarquia, em nota. O Semasa não informou os nomes dos consórcios que apresentaram propostas.

A ETA será construída onde hoje está instalado o Clube de Campo. A área será desapropriada ao custo de R$ 9 milhões. O processo licitatório sofreu atrasos devido a diversos pedidos de esclarecimentos de empresas interessadas na licitação.

Investimento e prazo

A ETA será construída no Recreio da Borda do Campo e captará água de um braço da represa Billings, ampliando de 6% para 25% da demanda a produção própria de água de Santo André. A obra está orçada em R$ 89 milhões e o contrato de financiamento já foi assinado pela Caixa Econômica Federal.  A previsão é que a obra dure pelo menos dois anos.

A nova Estação de Tratamento de Água é a principal aposta de Santo André para reduzir a dependência da água comprada da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Na semana passada, o Semasa admitiu que o racionamento de água poderá sem implantado na cidade, caso a falta de chuvas persista.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes