Empreendedorismo requer planejamento e organização

Paixão por esmaltes levou Débora a montar seu próprio negócio. Foto: Évora Meira

O Sebrae realizou a Semana do Empreendedorismo e busca ajudar futuros empresários a organizarem seus planos de negócio. Segundo a consultora da Regional do ABC do Sebrae, Rosiane Cecília Moreira, não existe tempo ruim para empreender, a questão é se preparar para isso. Neste ano, de janeiro a outubro, aproximadamente 10,3 mil pessoas procuraram o Sebrae com o objetivo de se tornar um futuro empresário.

“As pessoas vêm com vontade de empreender porque viram um negócio que deu certo e querem fazer dinheiro rápido, mas estipular metas é essencial, além da execução completa do plano de negócios”, explica.

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Para empreender, o Sebrae auxilia na elaboração da base do projeto, explicando que é necessário entender o mercado em que ser quer entrar para competir. Definir o público alvo do estabelecimento e fazer o plano de negócios, que tem mais de 40 páginas, com tudo muito bem pensado e elaborado nos mínimos detalhes, é importante. “Muitos não têm ideia do quanto se gasta para fazer um negócio. É preciso ter metas de vendas e de lucro para não sair no prejuízo. E nós ajudamos nessa fase”, relata Rosiane.

Além do planejamento, outro fator de extrema importância para ser um caso de sucesso é ter o perfil empreendedor. “O perfil é muito importante. Ter uma ideia ótima e não conseguir tocar isso para a frente não funciona”, explica. Rosiane diz que é preciso estabelecer prazos, valores, viabilidade e rentabilidade do negócio, antes mesmo de começar a fazer alguma coisa.

Para ajudar na elaboração deste plano de negócios, o Sebrae oferece o curso Transforme sua ideia em modelo de negócio, que tem duração de três dias e auxilia no começo da construção de um modelo, que posteriormente será mais detalhado e formará o plano de negócios.

Segundo a consultora, os segmentos de comodidade e praticidade, relacionados a serviços, saúde, alimentação e tecnologia, são os principais negócios criados pelos futuros empresários do Sebrae. “Empresas pela internet e delivery estão em alta no momento. As pessoas não querem mais sair de casa para fazer alguma coisa se podem fazer pela internet”, opina Rosiane.

Esmalte
Debora Ruban começou a preparar a sua ideia de empresa há mais de um ano e, há um mês, lançou o site Com Que Cor? Esmalteria. Segundo a nova empreendedora, a decisão partiu através dos semelhantes gostos por esmalte que ela e a sócia tinham. “A decisão foi criar algo novo no mercado. Mais do mesmo já tem, e muito. Por isso decidimos trabalhar com a personalização e criação da sua própria cor do esmalte”.

Debora não realizou nenhum curso para empreendedores, mas a sócia, Mariane Heidorn, sim. “Abrir empresa, acredito que em qualquer ramo, não é fácil. Tivemos dificuldades em muitos aspectos desde a criação do projeto, pois no papel tudo dá certo. Quando vamos colocar em prática a gente percebe que não é tão simples como parecia”, relata Debora.

A empreendedora afirma que o gosto pelo produto foi decisivo na escolha do projeto. “Somos apaixonadas por esmalte. E então através de pesquisas descobrimos que o Brasil é o segundo maior consumidor de esmalte do mundo. Só perde pros EUA”, explica.

A decisão pela loja virtual está associada à praticidade e à velocidade da vida das pessoas. “Hoje, com a acessibilidade das pessoas com a internet, tudo é mais prático e rápido. A idéia da internet foi atingir o Brasil inteiro, para todos terem acesso aos nossos produtos”, relata Debora.

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