Santo André fecha PA Central para reforma

Durante esta semana Secretaria de Saúde disponibiliza transporte para usuários que procurarem o PA Central. (Foto: Miguel Denser/PSA)

A Prefeitura de Santo André fechou para reforma o Pronto Atendimento (PA) Central 24 horas, popularmente conhecido como Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André). Instalado ao lado do Paço, a unidade deixará de atender a população por seis meses, previsão para conclusão dos serviços.

O atendimento dos usuários da rede de urgência e emergência foi transferido para outros dois equipamentos públicos municipais – UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) – Centro e Sacadura Cabral.

Newsletter RD

A Secretaria de Saúde providenciou uma van para realização do transporte dos usuários, que comparecerem desavisados, por acaso, no local, para as outras unidades de referência. A princípio, o veículo permanecerá por uma semana, diariamente, até as 22h. Também uma ambulância ficará disponível para qualquer eventual atendimento emergencial. Neste caso, se houver necessidade, o paciente passará por um acolhimento inicial com uma auxiliar de enfermagem, que permanece na porta de entrada, entre 8h e 17h.

Com média mensal de 12 mil atendimentos no PA Central, o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, esteve hoje pela manhã no local. O gestor, que também é médico, reforçou que a população dependente do SUS (Sistema Único de Saúde) deve procurar pelas outras unidades próximas. “Aguardaremos o primeiro dia para um balanço geral”, adiantou.

Os cerca de 150 funcionários do PA Central, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos, além do pessoal do administrativo, foram transferidos para reforço do atendimento nas UPAs Centro e Sacadura Cabral. O investimento da obra é de R$ 844,5 mil.

Com a reforma e a ampliação, o equipamento será readequado nos padrões de uma UPA – porte II (abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes). Na prática, além da otimização do espaço e melhoria do atendimento à população, a unidade passará a receber recursos do Ministério da Saúde para sua manutenção mensal – hoje, o custeio é da Prefeitura em 100%.

Serviço:

UPA CENTRO
Funcionamento – de segunda-feira a domingo, 24 horas.
Endereço – Rua Agenor de Camargo, 129. Centro.

UPA SACADURA CABRAL
Funcionamento – de segunda-feira a domingo, 24 horas.
Endereço – Rua Lauro Muller, 354. Bairro Sacadura Cabral.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes