Região adere a campanha Outubro Rosa

Cidades do ABC aderem a campanha Outubro Rosa. (Foto: Divulgação)

Seis das sete cidades do ABC aderiram a campanha Outubro Rosa. A ação faz parte da luta contra o câncer de mama. A campanha realizada em Diadema, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Ribeirão Pires e Mauá têm como objetivo conscientizar a mulher sobre a importância de diagnosticar precocemente o câncer de mama. Palestras, mostras e exames fazem parte das programações especiais agendadas pelos municípios.

No Brasil, a campanha Outubro Rosa teve início em 2012. A mamografia bienal é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos e o exame clínico das mamas, anualmente, a partir dos 40 anos. Para as mulheres com histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, o exame clínico, como a mamografia, devem ser feitos todo ano, a partir de 35 anos. 

Newsletter RD

Diadema

Nesta sexta-feira (3) a cidade de Diadema inicia a programação da campanha com a abertura da exposição De Peito Aberto, da jornalista Vera Golik e do fotógrafo Hugo Lenzi, às 19h, na praça de eventos do Piso Araucária do Shopping Praça da Moça. O evento acontece até 20 de dezembro. Além da exposição fotográfica, a jornalista Vera Golik também fará uma palestra no shopping, no sábado (18), às 16h.

A programação também conta com a exposição A Autoestima da Mulher com Câncer de Mama – Uma Abordagem Humanista, que mostra a luta de mais de 50 mulheres do Brasil, Estados Unidos e Europa, que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama. O projeto tem o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC), do Estado. Exposições, workshops e palestras também compõem a campanha, de 30 de setembro a 20 de outubro no Shopping Praça da Moça.

No sábado (18) será realizada a Feira de Saúde, na praça Lauro Michels, das 9h às 13h, com apresentações e atividades de dança, orientações, aferição de pressão, entre outras ações, realizadas pela Santa Casa.

O evento Outubro Rosa na cidade é realizado pela ONG Se Toque Melhor e Santa Casa, em parceria com o Shopping Praça da Moça e o município.

Santo André

Em Santo André a campanha Outubro Rosa deu início nesta quarta-feira (1) a um mês inteiro de atividades de conscientização da mulher sobre o câncer de mama, realizada em conjunto com secretarias do município. A iluminação rosa do prédio do Executivo da cidade, no Paço Municipal, abre a campanha nesta segunda-feira (6), às 19h.

Na sexta-feira (17), será realizada uma cerimônia de abertura da Exposição de Peito Aberto, na Casa da Palavra, às 19h. A mostra será instalada na praça de atendimento do prédio Executivo (térreo 1). Já no domingo (19), os municípes estão convidados a participar da Caminhada de Combate ao Câncer de Mama, no Paço Municipal, às 8h30, com destino ao parque Celso Daniel. Na sexta-feira (24), será realizada uma audiência pública sobre câncer de mama, no Plenário da Câmara Municipal, às 10h.

São Caetano

Em São Caetano, o ParkShopping São Caetano também adere a campanha Outubro Rosa. Com iluminação especial na fachada, o shopping também distribuirá para os funcionários 500 broches do símbolo da campanha, o laço cor-de-rosa.

São Bernardo

Até o final deste mês, quatro equipamentos de saúde recebem iluminação especial na cor rosa: o Hospital de Clínicas Municipal (HC), o Hospital Municipal Universitário (HMU), o Hospital Anchieta e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Baeta Neves.

No sábado (11), será realizada uma caminhada pela rua Marechal Deodoro, no centro, a partir das 9h, em parceria com a ONG Recomeçar é Possível. Funcionários da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também estão convidados. A concentração será na Praça da Matriz e dispersão na Praça Samuel Sabatini.

Já no dia 18, sábado, das 8h às 17h, as 33 unidades básicas de saúde atenderão apenas as mulheres interessadas em fazer mamografias e também coleta de papanicolau, que é o exame para identificação do câncer de colo de útero.

O Shopping Metrópole também adere ao movimento Outubro Rosa. Decorado com flores cor-de-rosa, os consumidores irão encontrar tapumes e folhetos informativos com informações sobre a doença. Os clientes que participam dos projetos Saúde Metrópole e Metrópole Educa, que acontecem no empreendimento durante o período da manhã, também podem assistir a palestra gratuita Cuidados com o Câncer de Mama. Telefone: 4003-7370. www.shoppingmetropole.com.br. 

Ribeirão Pires

Ribeirão Pires programou palestras e rodas de conversa entre usuários das unidades de saúde para informar sobre o que é o câncer de mama, como identificar e até diagnosticar precocemente a doença. A autoavaliação pode ser feito durante o banho ou em frente ao espelho. Na cidade, mulheres atendidas nas unidades de saúde que precisam realizar mamografia são encaminhadas para as unidades de referência do Estado – Hospital Mário Covas, AME Barradas e AME Santo André.

Mauá

A programação conta com reuniões e conversas sobre a conscientização do câncer de mama, que acontecerão no Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CRSMCA) de Mauá e nas UBSs. No Paço Municipal e no prédio da Secretária de Educação haverá palestras e decoração especial. Agentes Comunitários de Saúde auxiliarão na busca ativa das mulheres que estão na faixa etária indicada para a realização de mamografia bianual e farão a marcação imediata, visto que neste caso não há necessidade da solicitação do médico para realização do exame.

(Colaborou Erika Daykem)
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes