Santo André se prepara para o período de chuvas

O Semasa iniciará, em breve, a construção do mais novo piscinão municipal, que será localizado no Jardim Irene, região da cidade que já sofreu muito com enchentes (Foto: Pedro Diogo)

Com a chegada da primavera e a aproximação do final do ano, a incidência de chuvas aumenta e os moradores de áreas de risco do município temem perder seus bens, ou pior, a vida. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) efetuou ações preventivas para o período, como a limpeza de bocas de lobo e a manutenção dos piscinões. Em Santo André, há cinco piscinões, três municipais e dois estaduais.

Sobre as ações preventivas, o Semasa informa que realiza serviços de limpeza preventiva em todo o sistema de drenagem da cidade. Neste ano, até agosto, foram limpas 55,7 mil unidades de bocas de lobo, 1,6 mil m² de córregos foram capinados e roçados, e a limpeza mecânica de rios e piscinões retirou 17,4 mil toneladas de resíduos destes locais.

Newsletter RD

Além disso, a autarquia, por meio do Departamento de Manutenção e Operação (DMO), viabilizou a construção de diversas galerias de águas pluviais no município. Estes equipamentos permitem o melhor escoamento das águas de chuva. Entre 2013 e 2014, o Semasa construiu galerias nas ruas Gamboa, Operários, Rio Claro, Pereira Coutinho, Alpes, Lauro Muller, Columbia, entre outras.

O DMO também executou a contenção de parte das margens do Córrego Guarará, de forma a prevenir erosões no local, que pudessem ser ocasionadas pelo volume de chuvas. Atualmente Santo André possui três piscinões municipais. Os equipamentos ficam nos bairros Bom Pastor, Santa Terezinha e Vila América. Todos eles já passaram por limpeza neste ano.

Além da construção de galerias de águas pluviais e bocas de lobo pelo DMO, o Semasa, através do seu Departamento de Planejamento e Obras está executando a reforma da canalização do córrego Guaixaya, na avenida das Nações. Esta é a maior obra de drenagem em andamento na cidade. O DPO também executa os trabalhos finais de canalização de um trecho do córrego Guarará. Foram canalizados cerca de 500 metros do córrego, incluindo seu trecho inicial. O córrego Taióca também é outro canal que está recebendo obras de canalização e drenagem. De sua extensão total de 3.200 m, a autarquia já canalizou 2.500 m, até o momento.

Novo piscinão tem projeto para 2015

O Semasa iniciará, em breve, a construção do mais novo piscinão municipal, que será localizado no Jardim Irene, região da cidade que já sofreu muito com enchentes. O local já recebe intervenções desde fevereiro deste ano e o prazo total para conclusão da obra é de 16 meses. O investimento de R$ 13 milhões foi obtido por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), através do Orçamento Geral da União. O novo piscinão do Semasa terá capacidade de armazenar até 18,7m³, o equivalente a sete piscinas olímpicas.
O piscinão é um importante equipamento dentro do sistema de drenagem municipal. Ele é responsável por armazenar as águas das chuvas e jogá-las nos cursos de água de forma mais lenta, evitando assim, o transbordamento de rios e córregos.

A Defesa Civil de Santo André implantou o Alerta Preventivo via SMS para moradores de Santo André cadastrados. Os alertas informam desde situações de risco, por conta de chuvas previstas, até informações sobre baixa umidade do ar, que também requerem atenção.

O órgão retomou a formação dos Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), que atualmente contam com a participação de 50 moradores de diversas áreas de risco da cidade. Estes moradores passaram por um processo de formação e estão preparados para apoiar a prevenção de riscos e para agir em situações de eventos climáticos extremos, se necessário.

Em 2014 o Departamento de Defesa Civil também efetuou a interdição de 294 moradias, listadas pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em situação de risco alto e muito alto.

(Colaborou Brenno Souza)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes