ANP: maio de 2015 seria ideal para a 13ª Rodada

A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), Magda Chambriard, estimou nesta terça-feira, 30, que a data “ideal” para 13ª Rodada de leilões de áreas de concessão será em maio de 2015. A previsão atende à expectativa da agência reguladora de ter aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em dezembro os blocos que serão oferecidos no leilão.

“Sugestão de áreas já foi apresentada ao CNPE. Expectativa é que na reunião de dezembro do CNPE sejam sacramentado as áreas. A partir daí, são 120 dias para colocar em leilão. Se tudo der certo, uma boa data para a liquidação seria no final de abril e maio. Maio é o ideal”, disse Magda, após participar da inauguração de um laboratório de pesquisas, no Rio. “O mínimo de tempo que preciso para cumprir todos os requisitos legais são 120 dias. Mas é bom sempre acenar antes para dar tempo de as empresas se programarem”, completou.

Newsletter RD

Ainda segundo a diretora, as propostas apresentadas ao conselho são de “áreas macro”, uma visão geral sobre as áreas disponíveis para oferta às empresas, com foco na Margem Leste, que parte do litoral do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. “Propusemos os setores. Agora esses estudos vão ser refinados, tanto da nossa parte quando do Meio Ambiente. Agora a definição de blocos deverá se dar, eu espero, na reunião de dezembro”, afirmou a diretora. Magda disse ainda que a oferta será de um “pacote comum” para os leilões.

“Sugerimos sempre um pacote que tem as coisas tradicionais, que seguem as orientações do CNPE. Sugerimos sempre uma área de nova fronteira, uma área de novas fronteiras no mar, águas rasas para empresas menores e bacias maduras como oportunidade de negócio para pequenas e médias empresas”, completou a diretora.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes