Moodys piora perspectiva do sistema bancário do País

A perspectiva para o sistema bancário brasileiro será revisada para negativo, informou, nesta terça-feira, 30, a analista sênior de bancos da agência de classificação de risco Moodys, Ceres Lisboa. Durante a conferência anual realizada pela Moodys nesta manhã em São Paulo, Ceres afirmou que a decisão se baseia no fato de que 36% dos bancos acompanhados pela agência, com 95% dos ativos, têm perspectiva de rating negativo. O relatório com essas observações será divulgado pela agência na sexta-feira, 3 de outubro.

“Nossa visão é de que o ambiente macroeconômico e operacional para os bancos continua desafiador”, disse Ceres. Ele destacou ainda que há um novo ciclo de inadimplência em andamento, colocando foco nos créditos concedidos para o consumidor e para as empresas. Segundo ela, o fato de os bancos terem priorizado os créditos de menor risco deve amenizar esse novo ciclo de inadimplência. “Mas ele virá”, afirmou, de “modo gradual e vai acontecer no longo prazo”, observou.

Newsletter RD

Sobre os bancos públicos, Ceres disse que existe uma tendência de crescimento na inadimplência que ainda não é explícita nos balanços. Mas que a Moodys está observando esse comportamento, principalmente porque esses bancos, para aumentar as concessões, foram para produtos e áreas nas quais não têm experiência.

Ceres afirmou ainda que a indicação de que a lucratividade e eficiência estão se deteriorando também sustenta a mudança para negativa da perspectiva para o sistema bancário brasileiro. “É importante entender que o padrão de rentabilidade dos bancos mudou e não devemos voltar aos níveis de 10 anos atrás”, concluiu.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes