Santo André faz campanha para conscientização no trânsito

Semana do trânsito vai até dia 25 em Santo André. Foto: Évora Meira

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos (SMUOSP) lançou a segunda fase da Campanha de Educação para o Trânsito. Com o tema “Respeitar a faixa é respeitar a Vida” a ação visa conscientizar os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de se respeitar as faixas de pedestres.

A campanha será veiculada em outdoors, busdoors, cinemas, jornais, revistas e faixas, e prevê distribuição de folhetos com orientações em locais de grande movimento ou com índices altos de atropelamentos como as avenidas Capitão Mario Toledo de Camargo, D. Pedro I, Av. dos Estados, Prestes Maia, Portugal, entre outras. Cartazes em escolas, ônibus e estabelecimentos comerciais, materiais de comunicação visual e intervenções artísticas direcionadas à conscientização dos pedestres também fazem parte da estratégia.

Newsletter RD

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, trata-se de propor à cidade a mudança de uma prática cultural. “O respeito à faixa de pedestres para a redução de acidentes é um ponto muito importante e para isso temos que conscientizar os condutores a colaborar para uma travessia segura inclusive nas faixas onde não existem semáforos”, avaliou.

“Com o lançamento da segunda etapa da campanha, a cidade coroa o respeito cada vez maior ao pedestre”, finaliza Paulinho. Dados da Secretaria apontam que de 2013 até meados deste ano, ações isoladas da pasta, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), geraram uma redução de 13% no número de atropelamentos e reduziu em 20% as vítimas.

Para o diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), Epeus Pinto Monteiro, a tendência da campanha é conscientizar e sensibilizar para a necessidade de proteção ao pedestre. “Um ato tão simples, de respeitar o pedestre, é um hábito que precisa ser assimilado pelos motoristas. Partimos para a etapa da reflexão e a cada etapa, nossa cidade poderá ser referência para outros municípios no que diz respeito a segurança do pedestre”, finalizou Epeus.

Na sua primeira fase a campanha trabalhou com o tema “A faixa é de todos” e deu início ao trabalho de conscientização. Nesta segunda fase a estratégia foi ampliada e prevê um esforço maior entre os dias 18 e 25 de setembro. No período em que se comemora a Semana Nacional de Trânsito, resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito – determina como objetivo a conscientização da sociedade acerca de valores que contribuam para a criação de um ambiente de valorização da vida e de mobilidade favorável aos pedestres.

A campanha tem como parceira a Hora Park, empresa que opera o estacionamento rotativo (Zona Azul) na cidade e utilizará os 7% da sua arrecadação bruta destinados para a educação no trânsito.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes