Santo André lança segunda etapa da Campanha de Educação de Trânsito

Em 2014, foram contabilizados 137 atropelamentos em Santo André (Foto: Felipe Logli)

Santo André lançou nesta terça-feira (16), a segunda fase da sua Campanha de Educação para o Trânsito. Com o tema “Respeitar a faixa é respeitar a Vida” a ação visa conscientizar os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de se respeitar as faixas de pedestres.

A campanha será veiculada em outdoors, busdoors, cinemas, jornais, revistas e faixas, e prevê distribuição de folhetos com orientações em locais de grande movimento ou com índices altos de atropelamentos como as avenidas Capitão Mario Toledo de Camargo, D. Pedro I, Av. dos Estados, Prestes Maia, entre outras. A conscientização dos pedestres por meio de Cartazes em escolas, ônibus e estabelecimentos comerciais, materiais de comunicação visual e intervenções artísticas também fazem parte da estratégia.

Newsletter RD

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, trata-se de propor à cidade a mudança de uma prática cultural. “O respeito à faixa de pedestres para a redução de acidentes é um ponto muito importante e para isso temos que conscientizar os condutores a colaborar para uma travessia segura inclusive nas faixas onde não existem semáforos”, avaliou.

Para Paulinho Serra, a segunda fase da campanha busca a mudança de postura do cidadão com o pedestre. “Serão feitas diferentes abordagens na rua no dia a dia, com várias equipes”, explica. Segundo o secretário, seis equipes circularão na cidade por dia. O dobro da primeira fase de campanha.

Dados da Secretaria apontam que de 2013 até meados deste ano, ações isoladas da pasta, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), geraram uma redução de 13% no número de atropelamentos e reduziu em 20% as vítimas. Em 2014, foram contabilizados 137 atropelamentos em Santo André. “Queremos reduzir mais 10% até o fim do ano”, afirma.

Paulinho afirma que o município ainda tem algumas deficiências relacionadas à mobilidade e à segurança no trânsito. “O DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) não recebeu a atenção merecida nos últimos anos. Ainda temos um déficit de fiscais”, explica. Mas o cenário é de melhora. Em fevereiro, quando a secretaria de mobilidade foi criada, eram 30 agentes. Hoje, são 89 e o projeto é chegar a 200 agentes até o final do mandato em 2016.

Outro problema lembrado pelo secretário da pasta é a sinalização, que também passará por mudanças. “Nosso sistema de semáforos ainda é falho e precisa de modernização”, relata. Ainda promete que até o final do ano Santo André terá 100% dos semáforos sincronizados.

Na sua primeira fase a campanha trabalhou com o tema “A faixa é de todos” e deu início ao trabalho de conscientização. Nesta segunda fase a estratégia foi ampliada e prevê um esforço maior entre os dias 18 e 25 de setembro. No período em que se comemora a Semana Nacional de Trânsito, resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito – determina como objetivo a conscientização da sociedade acerca de valores que contribuam para a criação de um ambiente de valorização da vida e de mobilidade favorável aos pedestres.

Segundo o secretário Paulinho Serra, parte da quantia arrecadada com multas e a cobrança do zona azul (7%) será transferida em investimento na educação e estruturação do trânsito.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes