São Caetano tem Festa da Cultura Nordestina

Frank Aguiar esteve ano passado e marcará presença novamente neste ano. Foto: Divulgação

Neste sábado e domingo, dias 20 e 21, começa a 2ª Festa da Cultura Nordestina, no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano. Realizado pelo município, o festival espera atrair 60 mil visitantes, 50% a mais que no ano passado, com comidas típicas, apresentações artísticas e outras manifestações culturais do Nordeste. Ao todo, a nova edição contempla 48 atrações, agitadas por mais de 300 artistas.

A parte musical será o que mais vai chamar a atenção na festa. Dentro dos principais nomes, destaque para shows de Frank Aguiar, Caju e Castanha, Chambinho do Acordeon e Wesley dos Teclados. “Optamos por misturar as vertentes da música da região, assim teremos o forró pé de serra, com Caju e Castanha, e também uma nova geração, com Frank Aguiar”, afirma Jander Cavalcanti de Lira, secretário de cultura de São Caetano.

Newsletter RD

Haverá, ainda, aula baile de forró, folia de Reis, apresentações de dança com grupos da cidade, literatura com cordéis, contação de histórias e espetáculo teatral, com a Cia Teatro Real e Teatro Itinen, com a peça As Fofoqueiras. Para as crianças, haverá oficinas de brinquedos, como mamulengo e mané-gostoso.

O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), natural da Bahia, reconhece a importância da festa para a população do município. “Os migrantes nordestinos tiveram papel fundamental no desenvolvimento de São Caetano. A festa é uma justa homenagem e traz lembranças da terra e das tradições nordestinas para população que vive aqui”, comenta. “Somos os precursores desse projeto e desejamos que, a cada ano, a festa seja mais esperada”, acrescenta Pinheiro.

Comida típica
Na parte de alimentação, os visitantes poderão saborear pratos, como tapioca, acarajé, vatapá, favada, sarapatel e mugunzá, comercializados em 40 tendas, o dobro do ano passado. “Esse ano vamos nos superar, porque a população já conhece mais a festa e a divulgação está sendo ainda melhor”, revela Jander Cavalcanti de Lira.

Natural da Paraíba, o secretário comenta que São Caetano possui forte influência italiana, mas tem uma vertente da migração nordestina. ”Percebemos que essa festa reconstrói a relação da cidade com o povo nordestino”, afirma. A 2ª Festa da Cultura Nordestina prossegue no outro final de semana – dias 27 e 28 -, sempre das 10h às 22h.

Programação
Dia 20 (sábado)
13h – Folia de Reis, 14h – Peneira e Sonhador e Moreira de Acopiara, 17h – Carlinhos do Recife, 18h – Aula baile de forró com Edilson Moura, 19h – Cesar do Acordeon e Moreira de Acopiara, 20h – Banda Zapragata e 21h – Chambinho do Acordeon.

Dia 21/9 (domingo)
13h – Grupo Saber Viver – Dança 3ª Idade, 13h30 – Adão Fernandes e João Violeiro,
14h – Maracatu Bloco de Pedra, 17h – Iran Lucas, 18h – Andersinho dos Teclados, 19h – Tico Show, 20h – Ney Violeiro e 21h – Frank Aguiar.

Dia 27/9 (sábado)
13h – Grupos de Dança da Fundação das Artes, 14h – Contação de histórias, com Gesiel, 15h – Ballet Diva Thomé, 16h30 – Teatro Itinen “As Fofoqueiras”, 17h – Ballet Sandra Amaral, 18h – Aula baile de forró com Edilson Moura, 19h – Forró 100 Preconceito, 20h30 – Banda MegaRave e 21h30 – Wesley dos Teclados.

Dia 28/9 (domingo)
13h – Grupo Saber Viver – Dança 3ª Idade, 13h30 – Oscar e Salete Duo de Acordeon
14h30 – Poesia in Cantos, 16h30 – Teatro Real, 17h – Iran Lucas, 18h – Inaldo, 19h – Bruno Batistta, 20h – Soró Silva e 21h – Caju e Castanha.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes