Centro Hospitalar ganha serviço de telemedicina

Núcleo de telemedicina foi inaugurado nesta terça-feira (Foto: Miguel Denser/PSA)

O Centro Hospitalar de Santo André passou a integrar uma rede de telemedicina (ou medicina à distância), que promete ajudar no diagnóstico e tratamento de pacientes. O principal objetivo é trocar ideias com profissionais de outros hospitais, tornando o atendimento mais preciso.

O Núcleo de Telemedicina foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (2), em evento que foi feito ao mesmo tempo em cinco hospitais espalhados pelo país, através de videoconferência. A (Rede Universitária de Telemedicina), a qual o CHM agora faz parte, é composta por mais de 100 equipamentos de saúde.

Newsletter RD

“Um exemplo: um paciente que está internado e que tem uma lesão neurológica, que demandaria realizar um exame e ser removido para aguardar a avaliação de um especialista em um outro local. Esse caso vai poder ser discutido, as imagens serão transmitidas. E o diagnóstico e a conduta vão poder ser compartilhados, o diagnóstico vai ser mais rápido”, explica o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.

Coordenador e idealizador da Rute no CHM, o médico Wagner Rydl Buchmann explicou que foram cerca de dois anos entre o planejamento e a instalação do Centro de Telemedicina – situado em área de cerca de 30 m², com tela de 42 polegadas e monitor para realização das videoconferências e webconferências, entre outras ferramentas de trabalho, além de capacidade para 29 participantes.

O investimento de R$ 130 mil ficou por conta da RNP, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

CHM – O Centro Hospitalar Municipal de Santo André atende cerca de 12 mil pessoas por dia. O complexo hospitalar é porta de entrada dos casos de urgência e emergência do município, principalmente das vítimas de acidentes de trânsito.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes