Teatro Lauro Gomes recebe turnê itinerante da Osesp

O projeto da Osesp foi lançado em 2008 como forma de democratizar o acesso do público à música sinfônica (Foto: Ana Fúcia)

O Teatro Lauro Gomes recebe nos dias 4, 5 e 6 deste mês a turnê Osesp Itinerante, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A programação gratuita inclui oficinas, cursos de apreciação musical e concertos de câmara. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 461 anos de São Bernardo.

O projeto da Osesp foi lançado em 2008 como forma de democratizar o acesso do público à música sinfônica. A participação cada vez mais expressiva das pessoas consolidou a Osesp Itinerante como projeto permanente. Para participar das oficinas é preciso enviar e-mail para palestrasedebates@gmail.com, com a indicação da oficina ou curso desejado. Confira a programação:

Newsletter RD

Formações de Câmara

A Osesp trará quintetos de sopro, metais e cordas em formação de câmara e o Coro da Orquestra. Os músicos apresentarão repertório variado, mostrando a excelência do trabalho desenvolvido na Sala São Paulo, sede da Osesp.

Concerto do Quinteto de Cordas. Dia 4, 18h30.

Concerto do Coro da Osesp. Dia 4, 21h.

Concerto do Quinteto de Sopros. Dia 5, 20h.

Concerto do Quinteto de Metais. Dia 6, 18h.

Oficinas de instrumentos

Além das demonstrações de instrumentos, o público receberá dicas para aperfeiçoamento, explicações sobre as possíveis formações de câmara e apreciará obras tocadas e comentadas pelos próprios professores. As oficinas são de instrumentos de cordas (contrabaixo, violino, viola e violoncelo), sopros (flauta transversal, oboé, clarinete, trompa e fagote) e metais (trompete, trompa, trombone e tuba).

Oficina musical do Quinteto de Cordas. Dia 4, 15h.

Oficina musical do Quinteto de Sopros. Dia 5, 17h.

Oficina musical do Quinteto de Metais. Dia 6, 15h.

Curso de apreciação musical

Composto por três módulos de três horas por dia, o curso cobre vasto território musical por meio da história, abrangendo diversas escolas e épocas (da Antiguidade ao Expressionismo). Os assuntos são abordados de forma leve e atraente para os mais diversos públicos.

Módulo 1: Antiguidade, Idade Média (Ars Antiqua) e Renascença (Ars Nova). Dia 4, 9h.

Módulo 2: Barroco, Classicismo e Romantismo. Dia 5, 9h.

Módulo 3: Impressionismo, Expressionismo. Dia 6, 9h.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes