Setor de serviços é campeão de reclamações no Procon

A maioria é por cobrança indevida. As pessoas fazem o cancelamento mas a empresa continua a cobrar.

Segundo os Procons da região, mais uma vez o setor de telecomunicação foi o campeão de reclamações dos consumidores. Em alguns municípios, o índice ultrapassou 30% do total de reclamações feitas no mês de agosto.

Em Santo André, somente no mês de agosto, o total de reclamações foi de 870 atendimentos. O setor de serviços (telefonia, água, luz, esgoto) foi o campeão, com quase 32% do total de demandas, 275 reclamações. O segundo pior serviço foi o de setores privados, que recebeu 193 atendimentos (22%), este setor inclui assistência técnica, escolas de idiomas, cursos livres etc.

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O diretor do Procon de Santo André, Marco Aurélio Ferreira dos Anjos, tem esperança que os serviços melhorem com o novo regulamento imposto pela Anatel. “Esse regulamento impõe às empresas que retornem a ligação de reclamação ao consumidor caso o sinal seja perdido, além da possibilidade de cancelamento automático de assinaturas”, afirma. “Ficamos um pouco na mão destas empresas, mas o consumidor não deve depender delas e pode procurar os órgãos responsáveis para a averiguação de problemas”, explica.

Em São Bernardo, segundo a chefe se sessão de defesa do consumidor, Angela Galluzzo, o setor de telefonia também teve mais reclamações. Foram 839 atendimentos no total, e em telefonia foram quase 10%. “A maioria é por cobrança indevida. As pessoas fazem o cancelamento mas a empresa continua a cobrar”, explica. Também acredita que com o novo regulamento da Anatel, o número de reclamações deve cair. “O cancelamento automático certamente irá diminuir os atendimentos, porque alguns problemas deixarão de existir”, afirma. As empresas mais reclamadas no município foram Telefônica, Net, Sky e Embratel.

O atendimento do Procon de Diadema no mês de agosto, a assessoria de imprensa informa que foram registrados cerca de 800 atendimentos. Quanto aos setores com maior número de reclamações, em primeiro lugar vem telecomunicações, depois bancos, seguidos de serviços e de empresas que comercializam eletrodomésticos.

O levantamento de reclamações do mês de agosto de São Caetano ainda não foi finalizado. Em Mauá, a prefeitura informa que devido a Ouvidoria Geral de Mauá ter tido uma troca de comando em maio deste ano, sendo assumida pela atual ouvidora, Celma Dias, está sendo finalizado um relatório oficial de atendimento, funcionamento e encaminhamentos e que será divulgado em setembro próximo. A Ouvidoria Geral de Mauá foi criada em 2009.

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