Vendas a prazo em SP sobem 5,1% em agosto, diz ACSP

As vendas a prazo no Estado de São Paulo mostraram alguma reação em agosto, mas não alcançaram o mesmo patamar de 2013, segundo o balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As vendas a prazo subiram 5,1% em agosto ante julho, segundo esse balanço, mas na comparação com agosto do ano passado caíram 3,1%.

O presidente da ACSP, Rogério Amato, explicou que o avanço de agosto ante julho se deve à base fraca de comparação e às liquidações promovidas pelas lojas no período. Já na comparação com agosto do ano passado, Amato afirmou que as vendas caíram por conta dos juros mais altos e crédito mais restrito. “A isso se soma o comportamento do consumidor, que está mais cauteloso e com a confiança em patamar baixo”, afirmou. No acumulado de janeiro a agosto, as vendas a prazo subiram 0,8% ante o mesmo período do ano passado.

Newsletter RD

Nas vendas à vista do Estado de São Paulo, o mês de agosto registrou queda de 0,3% ante julho e alta de 0,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, as vendas à vista subiram 1,8%, influenciadas pelo crescimento da massa salarial e pela baixa taxa de desemprego.

Já o indicador que mede o número de consumidores inadimplentes registrou alta de 8,8% em agosto ante julho. Isso reflete o endividamento no Dia das Mães, segundo o balanço da ACSP. Ante agosto do ano passado, foi verificada queda de 1,1%. Essa queda foi explicada pela rigorosa concessão do crédito e pela cautela do consumidor em tomar novas dívidas. No acumulado de janeiro a agosto, esse indicador subiu 1,3% ante o mesmo período do ano passado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes