UFABC Mauá funcionará em 2015

Universidade funcionará em 2015. Foto: Divulgação

O reitor da Universidade Federal do ABC, Klaus Capelle, confirmou nesta quinta (28) que o Polo da UFABC entrará em funcionamento a partir de 2015. A implantação atende parte da antiga reivindicação da cidade em contar com um braço da universidade. O projeto inicial previa a aquisição de um terreno, no Parque São Vicente, para a construção de um campus. “O campus não é mais nossa prioridade. Vamos operar com o Polo na atual escola preparatória que atende 160 alunos. Vamos oferecer laboratórios, salas de atendimento, espaço cultural, curso de ensino à distância e cursos de idiomas”, diz.

A ideia do Polo Universitário é oferecer uma quantidade menor de cursos, em um espaço reduzido, sem campus. O local já está definido: o mesmo prédio onde são ministradas, pela UFABC, as aulas do cursinho preparatório para o Enem. O prédio fica na rua General Osório, no centro da cidade. A UFABC conta com 10 mil alunos na graduação e 1 mil na pós nos dois campi: Santo André e São Bernardo. Segundo o reitor, o plano de desenvolvimento prevê dobrar o número de alunos até 2022. “Focamos a excelência e a responsabilidade social. Vamos crescer, mas de forma gradativa”, diz. Hoje são 540 professores e, em breve, mais 200.

Newsletter RD

Klaus destaca que a UFABC se preocupa não só em atrair o aluno, mas na manutenção dele na universidade. “Hoje temos mais de 2 mil auxílios (moradia, alimentação, entre outros) para atender aqueles que mais precisam”. O auxílio moradia contempla o aluno selecionado com o valor mensal de R$ 300. “Por conta da especulação que existe aqui no entorno, já apresentamos projeto para nós fazermos parceria com a Prefeitura para adquirir terreno e, com o governo federal, construir moradias”, diz.

O reitor revelou ainda que devido aos constantes registros de ocorrência no entorno do campus, a UFABC procurou a Prefeitura para reforçar a segurança. “Eles vão vai podar as árvores e já reforçaram a presença da GCM aqui. Nós vamos instalar 15 holofotes que vão iluminar debaixo para cima, enquanto a Prefeitura, depois da poda, vai reforçar a iluminação de cima para baixo”, adiantou.

Klaus aproveitou o café com os jornalistas para fazer um pedido. “Queremos conhecer as pessoas e organizações que estão no nosso entorno. Por isso, peço que associações, líderes de bairro, escolas de samba, comerciantes, empresários possam nos procurar para fazermos parcerias e nos ajudarmos”, comentou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes