Abelhas em telefone e breu marcam trecho do Rodoanel

A reportagem do RD esteve no local e encontrou até uma colméia num dos call boxes da via. (Foto: Évora Meira)

Inaugurado em 3 de julho passado, o trecho leste do Rodoanel já sofre com roubos e furtos na região de Mauá e Ribeirão Pires. A via que liga o trecho sul até a rodovia Ayrton Senna, em Itaquaquecetuba, já teve mil metros de cabos de fibra ótica roubados em menos de 30 dias. O tipo de material viabiliza toda a comunicação da rodovia com o Centro de Controle Operacional (CCO) e inclui a ligação dos telefones de emergência da via e alimentação das câmeras de monitoramento e dos painéis de mensagem variável.

Segundo a SPMar, responsável pela construção e operação do Trecho Leste do Rodoanel, a falta do material interfere, também, na implantação do circuito fechado de TV (CFTV), composto pelas câmeras instaladas ao longo da via, equipamentos essenciais para que o Centro de Controle Operacional possa monitorar as ocorrências da rodovia. Hoje, são 10 câmeras instaladas. Mais 13 faltam ser colocadas, num total de 23 equipamentos de monitoramento.

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Já os telefones de emergência (call boxes) da rodovia são poucos os que funcionam. Dos 70 telefones instalados no Trecho Leste, que correspondem a 35 quilômetros da via, apenas oito estão em funcionamento, já que o ideal é ter um por quilômetro. A reportagem do RD esteve no local e encontrou até uma colméia num dos call boxes da via.

Iluminação

A iluminação está sendo outro ponto que o trecho do Rodoanel trecho leste deixa a desejar. A partir do quilômetro 89, poucos postes estão com as lâmpadas colocadas. Alguns postes apresentam até fios ficam para fora. O problema também facilita a ação de vândalos, já que à noite a região fica no escuro.

Segundo a SPMar, todas as lâmpadas que estavam previstas no contrato para colocação já foram instaladas. Sobre os postes sem lâmpadas e com fiação exposta, a concessionária alega que os técnicos colocaram estacas a mais do que foram pedidas e esperam um ressarcimento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), para depois começarem uma conversa para regularização do sistema de iluminação na via.

Cerca de 20 dias atrás os motoristas sofriam com a falta de sinalização na parte que dividia o trecho leste do Rodoanel, para seguir pela rodovia Ayrton Senna; com o trecho sul, para chegar às rodovias Imigrantes e Anchieta. Nessa parte da bifurcação, já foi colocada sinalização. Já em outros pontos do trecho leste a falta de placas é visível. Informações sobre retorno, velocidade permitida e até acessos não existem ao longo da rodovia.

Sobre o item sinalização, a concessionária alega ainda estar em fase de finalização com as obras, e que nos próximos dias todas as sinalizações estarão em perfeito estado.

Errata

Em contato com o RD, a assessoria de imprensa da SPMar solicitou a correção de informações publicadas na reportagem:

Diferente do conteúdo publicado na matéria de 29/8 do Jornal Repórter Diário, a Concessionária SPMAR informa que o Trecho Leste do Rodoanel possui 16 placas informando os retornos operacionais e mais 11 placas que informam o limite de velocidade permitido (foto), incluindo dois radares estáticos (móveis) que já estão em funcionamento.

Aproveitando o comunicado, informamos que os técnicos da concessionária estão trabalhando na reposição dos cabos de fibra ótica furtados no início da semana e hoje, 29/8, 45 telefones de emergência já retomaram o funcionando, incluindo 16 câmeras de monitoramento e 5 painéis de mensagem variável, sendo 2 fixos e 3 moveis.

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