Motoristas de ônibus de Mauá fazem greve surpresa

Os funcionários estão impedindo, inclusive, a entrada e saída de ônibus da Suzantur do terminal rodoviário.

Motoristas e cobradores de ônibus da Viação Cidade de Mauá (VCM) realizam neste momento uma paralisação que atinge todas as linhas da empresa.

A greve foi feita sem aviso, pegando usuários e prefeitura de surpresa. Os trabalhadores reivindicam o pagamento de verbas rescisórias – o mesmo motivo da paralisação ocorrida no dia 11 de agosto.

Newsletter RD

Os funcionários estão impedindo, inclusive, a entrada e saída de ônibus da Suzantur do terminal rodoviário. Viaturas da Polícia Militar estão no local para tentar garantir o funcionamento do serviço.

A VCM opera 17 linhas do transporte municipal. As outras 32 são de responsabilidade da Suzantur.

Entenda o impasse

Desde que a Viação Cidade de Mauá foi descredenciada pela prefeitura, no ano passado, motoristas e cobradores da empresa começaram a ser demitidos. Isso porque a Suzantur passou a operar em linhas que antes estavam sob a responsabilidade da VCM.

Alegando falta de dinheiro, o dono da VCM, Baltazar de Souza, atrasou homologações e não pagou as verbas rescisórias. A falta de pagamento provocou uma paralisação de ônibus da VCM e EAOSA (que é do mesmo dono) durante a manhã do dia 11 de agosto. Na época, a greve foi encerrada depois que o empresário garantiu que pagaria os valores devidos.

Parte dos funcionários recebeu os valores, mas outros trabalhadores continuam sem o dinheiro, o que motivou a greve deflagrada nesta quinta-feira (28).

Prefeitura

Sobre a greve desta quinta-feira, a prefeitura se pronunciou, em nota:

A Prefeitura de Mauá informa que, neste momento, toda a frota de ônibus do transporte coletivo municipal está paralisada devido a greve de funcionários da Viação Cidade de Mauá. A Administração busca uma solução imediata para regularizar a situação junto ao sindicato da categoria e a empresa em questão.

Esta greve deve-se ao não pagamento das verbas rescisórias dos trabalhadores da Viação Cidade de Mauá por parte da empresa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes