Taxa de desemprego aumenta no ABC

O nível de ocupação no comércio se manteve em 204 mil de junho para julho

A divulgação da PED ABC (Pesquisa de Emprego e Desemprego), feita nesta quarta no Consórcio Intermunicipal ABC mostrou que a taxa de desemprego aumentou de junho para julho deste ano. O dado alcançou 10,6%, sendo que era de 9,7% em junho. Em relação ao número de julho do ano passado, a taxa está melhor. Em julho de 2013, a estatística apontava taxa de desemprego em 12,1%.

Realizada pela Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística), a PED apontou a redução de 27 mil postos de trabalho. O número de desempregados em julho deste ano chegou a 146 mil pessoas.

Newsletter RD

A estatística segue em tendência de queda desde maio deste ano, e segundo os especialistas, deve começar a melhorar em agosto, com a volta de postos sazonais por causa do fim do ano. “A tendência dos últimos anos é uma retomada do número de ocupados a partir de agosto”, afirma Thomaz Ferreira Jensen. Economista do Dieese.

Na região, o nível de ocupação reduziu-se em 2,1% e o contingente de ocupados foi estimado em 1.234 mil pessoas. Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, o nível de ocupação diminuiu nos Serviços (-4,7%, onde foram eliminados 31 mil postos de trabalho), se manteve relativamente estável na Indústria de Transformação (0,3%, equivalente ao aumento em mil pessoas). O segmento da indústria metal-mecânica foi abalado. Houve queda de 3,8%, com a redução de seis mil postos de trabalho, menor índice de ocupados dos últimos três anos.

O nível de ocupação no comércio se manteve em 204 mil de junho para julho. “Levando em consideração o efeito da Copa do Mundo no comércio, não ter caído já é algo positivo”, opina Jensen.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes