Estado quer desmembrar indicadores sobre roubos

Houve aumento de 50% no registro de roubos, em média, depois que a Delegacia Eletrônica foi implantada”, afirma a comandante da Polícia Militar na região, Cláudia Rigon.

A Secretaria de Segurança Pública estuda aprimorar a divulgação dos índices criminais, que ocorre uma vez por mês. O objetivo da pasta é desmembrar os números relativos aos roubos, que tem registrado crescimento nos últimos meses, não somente no ABC, mas em outras regiões do Estado.

“O que a secretaria está verificando, em breve vai fazer, é uma separação dos objetos, para saber o que está sendo roubado. Já verificamos um percentual enorme de celulares e documentos”, explica a comandante da PM no ABC, Cláudia Rigon. “Vai ser feita uma análise apartada desses dois tipos de objetos que tem um percentual muito elevado pela internet, até para a gente trabalhar para aperfeiçoar nosso planejamento”.

Newsletter RD

Com o detalhamento dos índices, a Polícia pretende combater com mais eficácia um fenômeno que é apontado pelo governo como um dos possíveis causadores da piora nos indicadores: a secretaria quer identificar possíveis casos de pessoas que perdem o celular e registram o caso como roubo para receber o seguro.

BO eletrônico

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública na última segunda-feira (25) mostraram que o número de roubos no ABC cresceu 37% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado. Santo André liderou a alta na quantidade de casos: 63%. Já os roubos de veículos caíram 18,87% na região neste mesmo período.

A PM acredita que um dos motivos para os números negativos é que, com a possibilidade de registro de crimes pela internet, diminuiu a subnotificação. Ou seja, mais pessoas passaram a registrar crimes devido à facilidade. “Esse registro da Delegacia Eletrônica mudou o foco. A gente vai ter como fazer esse comparativo quando as coletas de dados forem semelhantes. Houve aumento de 50% no registro de roubos, em média, depois que a Delegacia Eletrônica foi implantada”, afirma a comandante da Polícia Militar na região, Cláudia Rigon.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes