Ministra diz que obras de São Bernardo contra enchente são arraso

Tenho certeza que não teremos mais inundações nos meses de chuva intensa, disse Belchior.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse nesta sexta (22) que as obras em São Bernardo de combate às enchentes do Programa Drenar são um arraso. Belchior lembrou do período em que esteve como secretária na gestão de Santo André, do ex-prefeito Celso Daniel, para dimensionar o impacto da intervenção do governo Marinho.

“Estão um arraso. Nós sabemos da importância de tudo isso. Eu me lembro em Santo André quando a região do Américo Brasiliense ficava inundada e nós da prefeitura tínhamos que ir no local ajudar a limpar tudo. Hoje, graças as obras feitas, isso não existe mais. Tenho certeza que em São Bernardo também não teremos mais inundações nos meses de chuva intensa”, disse.

Newsletter RD

A ministra reforçou o discurso da qualidade da obra em São Bernardo também durante agenda no início da noite em Santo André, quando participou de um ato político de apoio à candidatura de Luiz Turco para deputado estadual.

Acompanhada do prefeito Luiz Marinho e de integrantes do secretariado municipal, ela começou a visita pelo reservatório em construção na região do Paço. As obras do piscinão, que terá profundidade equivalente a um prédio de sete andares e irá ocupar área aproximada de dois campos de futebol, começaram em dezembro do ano passado com previsão de entrega no final de 2016.

A comitiva seguiu, na seqüência, para a região da Vila Vivaldi, que possui histórico de problemas ocasionados por enchentes. Duas estações elevatórias da região, a Vila Helena e Ipiranga, já foram concluidas, faltando apenas a instalação das bombas. Na estação elevatória Vila Vivaldi foram entregues 95% das obras.

Marinho disse que os problemas causados por grande volume de chuva são ocasionados pela falta de planejamento. Ele destacou ainda que as obras do Drenar serão essenciais para reduzir os impactos causados pelas enchentes.

“Nosso planejamento é para não termos mais enchentes em São Bernardo a partir de 2016. As enchentes estão com prazo de validade”.

O projeto Drenar tem investimento de R$ 300 milhões e conta com uma série de intervenções, como canalização de córregos, microdrenagem de vias e construção de galerias subterrâneas. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes