Estudantes de medicina poderão pesquisar no IML de SP

Um convênio entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) vai permitir que estudantes de medicina visitem unidades do Instituto Médico Legal (IML) para a realização de pesquisas científica, informa a assessoria da SSP, nesta quinta-feira, 21.

A parceria, que não terá custos para as instituições, beneficiará alunos do 3º e do 4º ano da graduação na Escola Paulista de Medicina (EPM), que poderão acompanhar necropsias e técnicas de identificação de corpos.

Newsletter RD

Além de conhecer o funcionamento do IML e da profissão do médico legista, os alunos também vão observar e estudar métodos de análise epidemiológica e de dados clínicos em geral e aprender como se produz uma declaração de óbito conforme o padrão paulista, diz a secretaria.

A SSP e a universidade terão coordenadores para a organização do projeto, e uma lista com dados dos estudantes será encaminhada a cada visita, para viabilizar as entradas nos necrotérios.

Como diversas informações colhidas em unidades da Polícia Técnico-Científicas são parte de investigações, os universitários terão que assinar um termo de responsabilidade e confidencialidade de dados, para não prejudicar o trabalho da polícia e não expor nenhuma pessoa, seja ela vítima de crime ou não.

O projeto vai funcionar por cinco anos e poderá ser prorrogado. O convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quinta.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes