ABC promove semana da Psicologia

Camila Teodoro é conselheira e coordenadora da Subsede do Grande ABC, ao ressaltar a parceria com a academia.

Em comemoração ao dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, o Conselho Regional, com subsede no Grande ABC, promoverá entre os dias 25 e 31 de agosto um Ciclo de Eventos. De segunda a sábado, as seis instituição da região que oferecem o curso sediarão, conforme escala, uma agenda.

“É uma forma de discutirmos ainda mais o nosso cotidiano”, destaca Camila Teodoro, conselheira e coordenadora da Subsede do Grande ABC, ao ressaltar a parceria com a academia.

Newsletter RD

Segundo ela, hoje a região conta com cinco mil profissionais e é uma das maiores do estado de São Paulo. Atualmente, as áreas organizacional (empresas) e clínica seguem como as grandes responsáveis pela absorção de psicólogos. “Mas temos segmentos que crescem bastante como a psicologia animal, ambiental e dentro do próprio marketing”, pontua.

Confira a programação:

Conferência: ”Psicologia clínica e seus enfrentamentos éticos, teóricos e técnicos”

Descrição do Evento: O objetivo do evento é propor uma reflexão sobre a Psicologia Clinica Contemporânea levando-se em conta princípios técnicos, éticos e teóricos vigentes na ciência psicológica, além de, respeitar a complexidade e a subjetividade das pessoas que a ela recorrem.
Data: 25 de Agosto de 2014 – 2ª feira
Horário: 19h30
Local: Centro Universitário Anhanguera de Santo André – Auditório Campus II
Capacidade auditório: 300
Endereço: Av. Dr. Alberto Benedetti, 444 – Centro – Santo André.
Número de vagas: 300
Psicólogos: 150
Estudantes: 150
Coordenação: Colaboradora Maria Izilda Soares Martão

Convidada: Ângela Hiluey – Psicóloga; Pós-Doutora em Terapia Familiar pela Escola de Terapia Familiar da Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha; Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Membro Efetivo da EFTA-European Family Therapy Association; Vice-Presidente da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia; Pesquisadora do LIDE-USP; Docente dos cursos de especialização: FETUS/ SP e CEFAS/ Campinas; Coordenadora da Disciplina Casal e Família no CEFAS; Coordenadora do Curso de Formação em Terapia de Casal e Família no CEFAS; Fundadora e Diretora do CEF- Centro de Estudos da Família/ Itupeva.
Parceria: ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia

Conferência: Psicologia e Educação: “Diálogos sobre uma atuação para emancipação humana”.

Descrição do Evento: Este é um convite para reflexão, desconstrução e construção de maneira dialética das possibilidades de atuação da Psicologia frente aos atuais desafios, quando colocamos a Educação como pauta. Educação compreendida como processo para emancipação humana, ação política, prática dialógica de construção do conhecimento.
O diálogo sobre Psicologia e Educação remeterá a atuação das psicólogas e psicólogos, que junto a diversos profissionais estão construindo novas práticas no campo da educação ao romperem com os modelos tradicionalmente conhecidos, neste diálogo refletiremos sobre a atuação da psicóloga e do psicólogo na educação enquanto fazer dos profissionais nas políticas públicas (saúde, assistência social, educação, segurança pública e habitação).
Então, vamos refletir sobre práticas psis em educação para emancipação?
Data: 26 de Agosto de 2014 – 3ª feira
Horário: 20h00
Local: Universidade Anhanguera UNIAN – Unidade São Bernardo do Campo
Capacidade auditório: 250
Endereço: Av. Dr Rudge Ramos nº 1501 – Prédio I Anfiteatro 4º Andar
Número de vagas: 250
Psicólogos: 125
Estudantes: 125
Coordenação: Gestora Flávia Roberta Eugênio

Convidada: Beatriz Borges Brambilla – Psicóloga, mestre em Psicologia e doutoranda em Educação: Psicologia da Educação, com atuação no campo da Psicologia social comunitária e educação popular em projetos de prevenção da violência.
Parceria: ABEP – Núcleo Grande ABC

Conferência: “Memória e História da psicologia no estado de SP”

Descrição do Evento: No dia da (o) Psicóloga (o) essa atividade buscará apresentar um breve resgate da psicologia enquanto ciência e profissão no Estado de São Paulo, suas contribuições e desdobramentos para a sociedade, ao longo da sua história, e suas perspectivas para o futuro.

Data: 27 de Agosto de 2014 – 4ª feira
Horário: 19h30
Local: Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN-SP (Unidade Santo André)
Endereço: Av. Industrial, 3330 – Campestre, Santo André
Número de vagas: 150
Psicólogos: 75
Estudantes: 75
Coordenação: Gestor Jean Fernando da Silva

Convidada: Marlene Guirado é Professora Livre-Docente e Pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicóloga, Psicanalista e Analista Institucional sua orientação na pesquisa e nas intervenções concretas é a da Análise Institucional do Discurso. Suas publicações tratam das interfaces da Psicologia e da Psicanálise com o pensamento de Michel Foucault, com a linguística pragmática e com a análise de instituições concretas.

Conferência: “Laicidade e psicologia e as relações com a religião e espirituadade”

Descrição do Evento: A Psicologia é uma ciência, e como tal tem sua racionalidade centrada numa perspectiva lógico-epistêmica que é pautada pela laicidade. A Religião, por sua vez, tem uma racionalidade centrada numa perspectiva mito-simbólica que é, evidentemente distinta da ciência, mas possui uma dimensão psicológica. A Espiritualidade é vista pela Filosofia e Psicologia como a busca do sentido último da existência. As(os) psicólogas(os) normalmente não discutem essa temática durante sua formação, mas se deparam com ela em sua prática profissional, portanto normalmente estão despreparados para abordá-las. Assim, num Estado laico que se vê atacado pelo moralismo fundamentalista, como os profissionais da Psicologia podem compreender criticamente as fronteiras entre esses conhecimentos e o jogo de forças nele existente.

Data: 28 de Agosto de 2014 – 5ª feira
Horário: 19h30
Local: Fundação Santo André – Auditório do Colégio
Endereço: Av. Principe de Gales nº 821, Santo André – SP
Número de vagas: 200
Psicólogos: 100
Estudantes: 100
Coordenação: Gestora Isabel Amaral

Convidado: Luiz Eduardo V. Berni – Psicólogo Clínico (CRP06/35863), Mestre em Ciências da Religião (PUCSP), Doutor em Psicologia (USP). Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP), membro da Comissão de Fiscalização e Orientação (COF) e representante no Grupo de Trabalho Nacional – Psicologia e Laicidade (CFP), coordenador do Grupo de Trabalho Diversidade Epistemológica na Psicologia do CRPSP (DiverPsi).

Conferência: “Diversidade e Educação para as relações étnico-raciais: uma questão de respeito às identidades”

Descrição do Evento: Levando em conta que as diferenças na sociedade advindas do preconceito com relação a raça/cor/etnia podem levar ao sofrimento psíquico, esse evento tem como objetivo sensibilizar profissionais e estudantes de psicologia sobre como lidar com essas questões no seu ambiente de trabalho, nas universidades e outros lugares onde o campo da psicologia se coloca. Pretende apontar que no atendimento clínico se deve trabalhar a identidade do negro, ampliando a escuta ao levar em conta a sua história, cultura e espiritualidade, o que implicaria na necessidade de uma formação culturalmente competente para profissionais de psicologia para esse atendimento. Pretende reforçar, ainda, que a (o) psicóloga (o) não deve ser conivente com qualquer tipo de violação de direito à população negra em qualquer espaço em que isso venha a ocorrer.

Data: 29 de Agosto de 2014 – 6ª feira
Horário: 19h30
Local: Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo (FSB)
Endereço: Rua Atlântica nº721, São Bernardo do Campo – Auditório Bloco E
Número de vagas: 210
Psicólogos: 105
Estudantes: 105
Coordenação: Gestor Reginaldo Branco da Silva

Convidada: Kiusam Regina de Oliveira – Psicóloga, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Bailarina e coreógrafa, especialista em Educação Especial, Tem palestrado pelo Brasil sobre a temática das relações étnico-raciais, focando em: candomblé e educação, corporeidade afro-brasileira, danças afro-brasileiras e cultura

Confraternização das Psicólogas e Psicólogos do Grande ABC!

Descrição: Lançamento do: “Projeto Psicologia em todo lugar”
Data: 30 de Agosto de 2014 – Sábado
Horário: 9h30
Local: Universidade Metodista – Campus Rudge Ramos – Auditório SIGMA
Endereço: Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo
Número de vagas: 200
Psicólogos: 100
Estudantes: 100
Coordenação: Conselheira Camila de Freitas Teodoro

Debate: O que faz o Psicólogo do esporte na prática?

Venha aprender participando de aula aberta na:
“I Caminhada dos Psicólogos do Grande ABC!”

Descrição do Evento: Em tempos de Copa do Mundo muito se falou sobre a inserção do Psicólogo no esporte, mas afinal qual é de fato o papel do psicólogo do esporte? Venha aprender!!! Traga seus amigos e familiares para a aula aberta e caminhada.
Data: 31 de Agosto de 2014 – Domingo
Horário: 9h00
Local: Parque Central – Santo André
Endereço: Rua José Bonifácio , s/n, Vila Assunção, Santo André
Coordenação: Conselheira Camila de Freitas Teodoro

Convidados: Marcelo Abuchacra: Psicólogo formado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em psicologia do esporte pelo Núcleo Paradigma e Mestrando em Psicologia Experimental na PUC/SP. Atualmente trabalha com Tênis Juvenil, Profissional Feminino e Masculino do Osasco Futsal e nas categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Marcio Aldecôa: Professor de Educação Física com atuação na área de Qualidade de Vida, Ginástica Laboral e Importância da Atividade Física.

Programação:

9h00 – Concentração em frente ao portão principal do Parque Central
9h30 – Aula aberta na concha acústica
10h30 – Alongamento com professor de Educação Física e Caminhada
11h30 – Encerramento

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes