Investigação sobre morte em DP termina em 30 dias

Reconstituição de tiroteio que tirou a vida do médico Ricardo Assanome foi realizada na noite desta quinta-feira (Foto: Brenno Souza)

A Polícia Civil prevê encerrar em no máximo um mês as investigações a respeito da morte do médico Ricardo Assanome, alvejado com um tiro na cabeça dentro do 2º DP (Distrito Policial) de Santo André.

Assanome foi morto após um tiroteiro dentro da delegacia no dia 26 de abril. O pediatra estava no DP para registrar um boletim de ocorrência de um acidente de carro e acabou sendo atingido em meio a uma confusão provocada por um mal-entendido entre policiais.

Newsletter RD

O tiroteio começou quando um policial militar à paisana entrou no DP fugindo de bandidos, provocando confusão. O tumulto levou um agente de telecomunicações a confundir as pessoas que estavam no local para resgitrar BO – entre eles Ricardo Assanome -, com criminosos. O agente atirou contra o grupo e um dos disparos atingiu o médico.

Na noite desta quinta-feira (14) foi realizada a reconstituição do crime, com a presença dos pais de Ricardo, Celso Iwao Assanome e Regina Uzato Assanome. A noiva do médico, Cintia Akemi, também estava presente.

Os trabalhos duraram cerca de três horas e tiveram início por volta das 18h, com a reconstituição do lado de fora do DP. Os policiais refizeram as cenas que resultaram na morte de Ricardo, desde a chegada do PM ao DP até os disparos efetuados dentro do Distrito Policial. A unidade fica na rua do Centro, em Utinga.

De acordo com o delegado divisionário Mitiaki Yamamoto, responsável pela investigação do caso, a reconstituição apresentou algumas contradições de versões entre as testemunhas, mas este fato não deve comprometer as conclusões da Polícia Civil.

“O que nós conseguimos avançar agora com essa reconstituição é a dinâmica dos fatos, como se desenrolaram, o que desencadeou. Agora com a conclusão desses trabalhos vamos poder dar mais subsídios para o Ministério Público aferir a responsabilidade de cada ator nesse evento”, afirma o delegado.

Próximos passos
A reconstituição é considerada um passo essencial na investigação da morte do médico – mas não é o último. A Polícia Civil ainda espera o resultado de laudos para finalmente encerrar o inquérito.”Agora estamos aguardando os laudos para determinar a trajetória dos disparos, inclusive um que atingiu o André [Silva], que está sendo imputado como um dos indiciados”, explica o delegado Mitiaki Yamamoto. André é o agente que deu o tiro que matou Ricardo Assanome.

Um dos exames pendentes é o confronto balístico, que poderá ser feito somente após a retirada da bala do corpo de André – o projétil está instalado no organismo do agente desde abril. Os laudos têm como objetivo determinar em que momento o agente começou a efetuar os disparos. Ele está respondendo o processo em liberdade.

Com todos os resultados de exames em mãos, a Polícia Civil poderá encerrar o inquérito, que será então entregue para o Ministério Público. “Temos o prazo de mais 30 dias para encerrar, mas queremos terminar antes disso. Estamos esperando somente os laudos”, afirma o delegado Yamamoto.

Defesa

Os advogados da família Assanome também acompanharam a reconstituição. A defesa espera que o fim das investigações ocorra rapidamente, e cogitou até procurar tribunais internacionais caso não ocorra punição satisfatória aos responsáveis pelo crime.

“A família vai aguardar a conclusão dos trabalhos, para daí então tomar uma decisão em relação ao que ela acha melhor nesse momento: se nós vamos nos satisfazer com uma solução apenas da Justiça brasileira, ou se vamos buscar inclusive uma denúncia internacional”, explica a advogada Eliane Ferreira de Laurentis. “Neste momento a prioridade é dar atenção à família”, afirma.

A defesa não crê em demora da Justiça neste caso. “Percebemos que a promotoria tem pressa pra encerrar essa parte, pra poder ofertar essa denúncia e dar início à fase de instrução processual, o que para nós é excelente, até para que o caso não caia assim no esquecimento”, diz.

Perfil

Ricardo Assanome tinha 27 anos e era formado em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC. Em fevereiro deste ano, terminou especialidade em pediatria. O médido pretendia casar com Cintia Akeme até o final do ano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes