Faculdade de Medicina de São Bernardo começa aulas em fevereiro

Prefeito de São Bernardo, diretora da FAM e secretária da Saúde, durante entrevista coletiva

Terão início em fevereiro de 2015 as aulas da primeira faculdade de medicina de São Bernardo. Esta será a terceira instituição de ensino que formará médicos na região, depois da Faculdade de Medicina do ABC e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

A Faculdade das Américas (FAM) vai funcionar na avenida Wallace Simonsen, no bairro Nova Petrópolis, e oferecerá cinco cursos: medicina, gestão hospitalar, enfermagem, radiologia e biomedicina. Todas os cursos terão 100 vagas disponíveis por semestre – com exceção de medicina, que terá 50 vagas. O quadro de professores será formado por 28 profissionais.

Newsletter RD

A abertura das inscrições e realização das provas deve ocorrer em outubro. O valor da mensalidade ainda não foi revelado pela faculdade. O processo seletivo será feito em uma única fase, com prova elaborada por uma empresa que será contratada pela FAM.

A autorização para funcionamento da faculdade foi dada pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 23 de julho. Os detalhes sobre a implantação dos cursos foram apresentados nesta segunda-feira (11) pela prefeitura e pela direção da FAM.

Com um pé na capital

Nem todas as aulas da Faculdade das Américas de São Bernardo serão realizadas na cidade. De acordo com a FAM, cerca de 10% das aulas vão ocorrer no campus da instituição de ensino na capital paulista.

“A maioria das aulas serão ministradas aqui [em São Bernardo], porque nosso aluno, desde o primeiro ano, vai ter contato com a rede pública de saúde do município. Cerca de 90% das aulas serão ministradas na cidade”, explica a diretora geral da FAM, Leila Mejdalani Pereira. “Alguns laboratórios estão em São Paulo, então algumas aulas serão dadas na capital. O restante será em São Bernardo”, explica.

A parceria entre FAM e prefeitura vai permitir que os alunos tenham aulas práticas nas unidades de saúde municipais.

Mais cursos e mais faculdades

A Faculdade das Américas esperava há mais de dois anos por uma autorização do MEC para se instalar em São Bernardo e aguarda aval para oferecer ainda mais cursos, além dos cinco já disponíveis.

A FAM pediu que o Ministério da Educação permita a abertura de cursos de psicologia e educação física no município. E vai pedir também autorização para abrir curso de odontologia no campus de São Bernardo.

O Ministério da Educação avalia ainda o pedido de outras instituições de ensino, para instalação de outras duas faculdades de medicina no ABC: Em Mauá e mais uma em São Bernardo do Campo.

Faculdade das Américas

A FAM foi criada em 1998. Nasceu com o curso de Direito e possui hoje 17 cursos. A sede fica na rua Augusta, na capital, onde antes funcionava o Hotel Caesar Park.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes