ABC discute gestão de Resíduos Sólidos

O encontro tem o objetivo de avaliar o processo de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no ABC. Foto: Banco de Dados

Começa nesta quarta-feira (6), no Teatro Municipal de Mauá, o Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos, que contará com a participação de prefeitos da região, gestores públicos e especialistas brasileiros e estrangeiros. Realizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com organização da Prefeitura de Mauá e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o encontro tem o objetivo de avaliar o processo de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no ABC. Entre outros temas, serão debatidos a necessidade de elaboração de um Plano Regional para o setor, além da integração e inclusão dos catadores no processo.

“A região não se furta a buscar soluções exitosas desenvolvidas em outros países no que diz respeito à questão da gestão de resíduos. É nesse sentido que o Simpósio fundamental importância”, resumiu o prefeito Luiz Marinho, lembrando que o Consórcio Intermunicipal teve sua origem, em 1990, ligada justamente ao debate da questão, a partir de ações consorciadas dos municípios relacionadas à destinação dos resíduos sólidos.

Newsletter RD

O Simpósio contará com dois dias de palestras que irão abordar os avanços e desafios da implantação de políticas públicas de manejo de resíduos sólidos nos municípios; a reciclagem de materiais; o aproveitamento de resíduos orgânicos; os projetos de recuperação energética no Brasil e na região; e a inclusão social dos catadores.

No primeiro dia estão previstas quatro palestras, sendo a primeira delas sobre “Os Desafios da Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, que no último sábado (2) completou quatro anos. O foco especial será a situação na região metropolitana de São Paulo e no ABC. O tema será debatido pelo Prof. Elcires Pimenta Freire, Coordenador de Projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, por Julia Moreno Lara, Gerente de Planejamento da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Paulo (Amlurb) e pelo coordenador do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos de Portugal, Carlos Martins. O mediador será Sebastião Ney Vaz Junior, superintendente do Semasa.

Outro especialista de Portugal, país que é referência na implantação de políticas voltadas à área, Mário Russo, integrante do Programa de Certificação da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), participará da segunda mesa do evento, sobre “Reutilização, Reciclagem e Valorização de Materiais Recicláveis”, que abordará as principais tecnologias disponíveis no mundo para a reciclagem e as possibilidades de aplicação no Brasil. Também foram convidados Carlos Geirinhas, presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo de Londrina (PR), e a Professora Luciana Barreira, do Curso de Pós-Graduação Meio Ambiente e Sociedade, da FESPSP. O mediador será o Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda.

“Valorização de Resíduos Orgânicos” será outro tema abordado, com a participação da Profa. Luciana Barreira, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia da UFABC, Gilberto Martins, e de representante da Secretaria de Serviços Públicos de Jundiaí. A palestra tratará das tecnologias de resíduos orgânicos (compostagem, biodigestão, biometanização) e sua viabilidade no Brasil, e do aproveitamento de compostos oriundos de resíduos urbanos. O mediador será o Professor Mário Sérgio Rodrigues, da FESPSP.

Encerrando o primeiro dia de Simpósio, serão discutidas as “Soluções de Valorização Energética”, também com apresentação das principais tecnologias e sua possível aplicação no Brasil, além dos sistemas propostos para a região do ABC. Sobre o assunto falarão o Secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo, Tarcísio Secoli, o especialista de Portugal, Carlos Martins, a Profa. Silvia Azucena Nebra, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais da UFABC, e o presidente do Conselho de Pesquisa em Tecnologia de Geração de Energia a Partir de Resíduos (WTERT Brasil), Sérgio Guerreiro. O mediador será o Secretário de Planejamento Urbano de Mauá, José Afonso Pereira. Ao término das palestras, haverá debate sobre o cenário atual na região. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes