Demônios da Garoa faz show gratuito em Santo André

Quinteto Demônios da Garoa se apresenta nesta sexta. Foto: Divulgação

Setenta e hum anos de carreira, mais de 70 discos gravados e reconhecido pelo Guinness Book como o grupo de samba em atividade mais antigo do mundo. Esse é o peso do Demônios da Garoa, que faz apresentação nesta sexta-feira (01), às 21h, , no Teatro Municipal, em Santo André . O grupo, fundado por Arnaldo Rosa (pai de Sérgio Rosa, componente da banda), trará os maiores sucessos da carreira, como Trem das Onze, Saudosa Maloca e Dá Nele Nega. Demônios também cantará faixas do novo CD, Um Samba Diferente, que será lançado este ano, chamado, com músicas inéditas.

Prêmios não faltam na carreira dos Demônios da Garoa. Em 1995, banda ganhou os troféus Roquete Pinto e Chico Viola; em 1998 foi a vez de levar o prêmio Ary Barroso; e depois a medalha Anchieta da Câmara de São Paulo, pelo disco de ouro em 1994. “Continuamos trabalhando, pois todo artista tem de se renovar. Lutamos para o grupo não acabar e queremos dar alegria ao povo”, diz Izael, o Catraca, dos componentes. O quinteto é formado, ainda, por Sérgio Rosa, Ricardinho, Canhotinho e Dedé Paraizo.

Newsletter RD

O grupo já esteve em Santo André, e também no Teatro Municipal. Para Izael, a receptividade do povo andreense sempre foi ótima e deve se repetir nesta sexta-feira. “A interação foi sempre boa. Isso é bom para o público e também para nós, e sendo gratuito aumenta mais a presença do público”, garante.

Após vários componentes terem passado na banda, Izael se sente privilegiado de fazer parte de um grupo que marcou a história do samba brasileiro. “Fico muito feliz. É uma marca para toda vida”, comenta.

Língua do povo
Quando se fala em Demônios da Garoa, não dá para não cantar músicas como Trem das Onze e Saudosa Maloca. Essas canções foram lançadas na década de 1940, mas até hoje são sucesso. “São músicas populares, falam a língua do povo humilde e essas letras nunca serão descartadas. São sucessos que ninguém consegue explicar, nunca passam”, afirma Izael.

Questionado sobre se algum dia grupos como Demônios da Garoa podem surgir, Izael balança. “Vivemos em outra época. Hoje a mídia manda muito na música. Poucos fazem pelo coração e sim por dinheiro. Infelizmente 80% das canções de hoje são ruins”, acredita.

Além de vocalista, Izael toca timba no grupo. Com 72 anos, o músico deixa uma mensagem para quem for acompanhar o show e para todos os fãs dos Demônios da Garoa. “Gostaria muito que todos comparecessem nesta sexta-feira. Vamos procurar fazer um belo trabalho e um grande repertório, para que o show fique maravilhoso”, diz o sambista.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes