Integração em Mauá vai virar realidade

Em uma ação pioneira no ABC, Mauá vai começar no dia 30 de agosto a colocar em funcionamento a integração tarifária entre ônibus municipais e trens da CPTM. A data foi confirmada nesta semana por técnicos da secretaria de Mobilidade Urbana e pelo prefeito Donisete Braga.

A integração é uma antiga reivindicação que vai beneficiar milhares de moradores da cidade. Não são poucos os munícipes de Mauá que utilizam ônibus e trem para chegar ao trabalho. Apesar de o desconto ser pequeno (R$ 0,50), a economia acaba sendo significativa no final do mês. A medida deveria servir como exemplo a outros municípios da região.

Newsletter RD

Mas o projeto tem pontos que poderiam ser melhorados. Reportagem publicada nesta edição do RD traz para o usuário um passo a passo de como vai funcionar na prática a integração, e revela que, no trajeto de volta para casa, nem todo mundo conseguirá ganhar o desconto. Quem usa metrô, trem e ônibus no retorno do trabalho, por exemplo, não terá o benefício.

Se por um lado Prefeitura e CPTM firmaram um importante convênio que vai viabilizar a integração, por outro faltou sintonia na hora de definir a tecnologia dos cartões. Como o novo cartão SIM não será lido nas demais estações da CPTM e Metrô, na volta para casa o passageiro terá que comprar um bilhete de papel.

Apesar de questões pontuais, a iniciativa da integração é positiva. Que esse seja um primeiro passo para o tão sonhado dia em que todos os usuários de transporte coletivo da região passem a utilizar um único cartão, aceito em qualquer tipo de catraca.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes