Vendas reais no varejo crescem 4,4% em junho, aponta IDV

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) reportou que as vendas reais do varejo em junho cresceram 4,4% na comparação com igual período do ano anterior. O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente por varejistas associados, indicou resultado levemente superior à previsão feita anteriormente pelo instituto, que era de alta de 3,9% nas vendas no mês.

Em nota, o IDV considerou que foi leve a desaceleração no ritmo de crescimento das vendas e ponderou que o mês de junho de 2014 teve menos dias úteis que o mesmo período do ano passado. Em maio, o crescimento real das vendas havia sido de 5,4%, ainda segundo o IAV-IDV. O presidente da entidade, Flávio Rocha, acrescentou em nota que o principal ponto de atenção para o segundo semestre é a confiança do consumidor, que continua baixa.

Newsletter RD

Para os próximos meses, as expectativas dos associados do IDV apontam para crescimento de 1,1% nas vendas reais em julho, 5,1% em agosto e 5,7% em setembro, sempre em comparação com os mesmos períodos de 2013.

O varejo de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou aumento de 5,91% nas vendas em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A expectativa de crescimento para julho é de apenas 1,6%, com recuperação em agosto (projeção de 6,1% de alta) e setembro (expectativa de crescimento de 7,1%).

Já o setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, registrou alta de 4,1% em junho, prejudicado pelos feriados. Em relação aos próximos meses, a expectativa é de crescimento de 3,1% em julho, 7,7% em agosto e 6,8% em setembro.

Para o segmento de bens duráveis, os associados divulgaram expansão de 2,2% em junho. Para os meses seguintes, a expectativa é de queda de 1,4% em julho, com recuperação em seguida: crescimento de 1,3% em agosto e 2,6% em setembro.

Os dados do IDV levam em consideração as vendas realizadas e as estimativas dos associados da entidade. São 57 empresas de grande porte como Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Walmart, entre outras.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes